O que é o Projeto Comunitário?

Minha foto
O Projeto Comunitário é uma disciplina caracterizada como atividade complementar que foi implantada na PUCPR em 2002 e está presente nos Câmpus de Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Toledo atuando em 35 municípios. São cerca de 3.200 inscritos semestralmente nas ações comunitárias promovidas pelo Núcleo de Projetos Comunitários em parceria com instituições que são focadas nas áreas de inclusão digital, educação, meio ambiente, cultura, saúde, esporte, desenvolvimento comunitário, geração de renda, cidadania e valores humanos. Os públicos beneficiado pelo Projeto Comunitário são: adultos, crianças, adolescentes, albergados, pacientes hospitalares, índios, comunidade de baixa renda, dependentes químicos, pessoas com transtornos mentais e pessoas com deficiência. Para obter mais informações acesse o site www.pucpr.br/projetocomunitario

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Prática de Sucesso - Mutirão bazar solidário

    
No dia 06 de novembro de 2010 aconteceu no Colégio Estadual de Campo Magro o bazar solidário promovido pelos acadêmicos do Projeto Comunitário. Estes foram os responsáveis pela arrecadação dos objetivos vendidos no bazar e pela organização do evento. O objetivo do bazar foi proporcionar à comunidade de Campo Magro a oportunidade de adquirir roupas, calçados e objetos diversos por um valor acessível.
A renda foi destinada ao Colégio e a instituição Espaço de Bem com a Vida que realiza atividades com a comunidade local como: cursos profissionalizantes e atividade que visem a disciplina e saúde.
Para Wlademir Duran, responsável pela atividade e colaborador do Núcleo de Projetos Comunitários, o acadêmico tem como aprendizado a valorização da vida e bens adquiridos, assim como a percepção que em pequenas atitudes pode-se ajudar o próximo.
O Projeto Comunitário é uma disciplina da Universidade que tem como concepção ser uma estratégia de aprendizagem que ative um processo de consolidação de uma cultura de responsabilidade e integração social. Para o acadêmico Thiago Déa é imprescindível que ocorra dentro do meio acadêmico a realização de atividades sociais para que a vivência prática traga novas visões, valorizando o próximo e respeitando as diferenças.
As práticas de sucesso são atividades promovidas pelos acadêmicos do Projeto Comunitário que obtiveram um destaque e foram diferenciadas. Para a acadêmica Mariana Seixas Greza do curso de Publicidade e Propaganda a atividade a fez perceber o quanto a sua formação e as circunstâncias da vida podem ser revertidas em benefícios para outras pessoas e não apenas a ela. Além disso, a acadêmica afirma que pode crescer no sentido de abrir a cabeça para um mundo de solidariedade.
A acadêmica Bruna Zanella afirmou sobre a atividade que “É uma oportunidade única de ajudar o próximo e se sentir útil na sociedade proporcionando um dia diferenciado com boas peças e artigos com valor acessível. É bom para dar valor as nossas coisas. Ajudar uma comunidade e fazer o bem é sempre gratificante”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário