O que é o Projeto Comunitário?

Minha foto
O Projeto Comunitário é uma disciplina caracterizada como atividade complementar que foi implantada na PUCPR em 2002 e está presente nos Câmpus de Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Toledo atuando em 35 municípios. São cerca de 3.200 inscritos semestralmente nas ações comunitárias promovidas pelo Núcleo de Projetos Comunitários em parceria com instituições que são focadas nas áreas de inclusão digital, educação, meio ambiente, cultura, saúde, esporte, desenvolvimento comunitário, geração de renda, cidadania e valores humanos. Os públicos beneficiado pelo Projeto Comunitário são: adultos, crianças, adolescentes, albergados, pacientes hospitalares, índios, comunidade de baixa renda, dependentes químicos, pessoas com transtornos mentais e pessoas com deficiência. Para obter mais informações acesse o site www.pucpr.br/projetocomunitario

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Prática de Sucesso - Colégio Luiz Maltaca - Bingo

       
No último sábado da caravana do Colégio Estadual Luiz Maltaca os acadêmicos do Projeto Comunitário realizaram uma atividade que foi considerada uma prática de sucesso. O bingo é uma atividade muito realizada nas instituições parceiras do Núcleo de Projetos Comunitários, porém o bingo desta caravana foi diferenciado.
Os prêmios não foram arrecadados apenas pelos acadêmicos da PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná e também pelos professores do colégio, assim houve uma integração e mobilização para a atividade que iria ser realizada.
O bingo foi realizado em sala de aula e contou com a participação de alunos, pais, professores e acadêmicos. A atividade teve o acompanhamento da Maria Lucia Bileski e Elaine Oliveira que são colaboradoras do Núcleo de Projetos Comunitários.
Além da atividade de bingo, os envolvidos puderam trocar idéias sobre a importância da realização de um curso universitário nos dias de hoje e incentivar os alunos que um dia poderão ingressar em uma universidade como a PUCPR.
Para Elaine Oliveira “O Projeto Comunitário apresenta oportunidades diversas para o acadêmico vivenciar experiências de vida com personagens anônimos a partir de atividades que são aparentemente comuns, mas que produzem impactos no período de execução. O exemplo é o bingo. Uma ação simples, porém muito divertida que os acadêmicos realizaram na escola, quando crianças e seus pais brincaram fazendo do momento uma grande festa e os acadêmicos obtiveram aprendizados satisfatórios com a percepção que a alegria da companhia do outro e o carinho de um olhar amigo faz a vida de uma pessoa mais colorida. A partir desta sensibilização os alunos aplicaram uma estratégia de jogo que todos puderam ganhar um prêmio.
Além de a comunidade ter a oportunidade de participar de uma atividade diferenciada, eles puderam se integrar, trocar experiências e todos tiveram a oportunidade de ganhar prêmios que por menor que sejam representam uma atenção com a comunidade local.


Nenhum comentário:

Postar um comentário