O que é o Projeto Comunitário?

Minha foto
O Projeto Comunitário é uma disciplina caracterizada como atividade complementar que foi implantada na PUCPR em 2002 e está presente nos Câmpus de Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Toledo atuando em 35 municípios. São cerca de 3.200 inscritos semestralmente nas ações comunitárias promovidas pelo Núcleo de Projetos Comunitários em parceria com instituições que são focadas nas áreas de inclusão digital, educação, meio ambiente, cultura, saúde, esporte, desenvolvimento comunitário, geração de renda, cidadania e valores humanos. Os públicos beneficiado pelo Projeto Comunitário são: adultos, crianças, adolescentes, albergados, pacientes hospitalares, índios, comunidade de baixa renda, dependentes químicos, pessoas com transtornos mentais e pessoas com deficiência. Para obter mais informações acesse o site www.pucpr.br/projetocomunitario

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Prática de Sucesso - Escola Terezinha Kepp - Caravana solidária Interagindo no sábado - Balada

      
Nos sábados 02, 16 e 23 de outubro e 06 de novembro um grupo de acadêmicos da PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná que se inscreveram em ações comunitárias do Projeto Comunitário realizaram atividades na Escola estadual Terezinha Kepp.
            Nathalie Yumi Ginar Ouchi do curso de Relações Públicas, Liria Faisca Rodrigues também do curso de Relações Públicas e Gustavo Felipe Bernardi do curso de engenharia mecânica realizaram uma atividade que foi considerada pelos responsáveis institucionais uma prática de sucesso. Prática de sucesso é uma atividade que obteve destaque entre os públicos envolvidos.
            Estes acadêmicos planejaram e executaram a atividade com a orientação da Maria Lucia Bileski, colaboradora o Núcleo de Projetos Comunitários. A atividade foi denominada de “Balada”, pois agregou música e dança. Os acadêmicos utilizaram uma sala de aula do colégio, fecharam e cobriram as janelas para deixar o ambiente mais escuro e utilizaram equipamentos de som.
            Para a acadêmica Nathalie o objetivo da atividade era criar maior integração dos participantes do Projeto Comunitário com a comunidade e entreter as crianças por meio da dança e música.
Segundo Maria Lucia “o objetivo principal desta atividade era proporcionar a integração de crianças e adolescentes com jovens de realidades diferentes. A música proporciona algo mágico, onde todos aqueles que no dia a dia estão separados por realidades sociais diferentes, façam parte de um mesmo mundo, promovendo a quebra de muitos paradigmas e rotulações. Acadêmicos e a comunidade bailaram juntos ao som da diversidade”.
Para os acadêmicos que realizam o Projeto Comunitário a grande diferença observada é perceber como pequenos gestos ou um agrado pode ser tão importante na vida de crianças que se mostram tão carentes de afeto. O Projeto Comunitário faz com que os acadêmicos vivam realidades diferentes com pessoas diferentes, fazendo com que aconteça a inclusão social.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário