O que é o Projeto Comunitário?

Minha foto
O Projeto Comunitário é uma disciplina caracterizada como atividade complementar que foi implantada na PUCPR em 2002 e está presente nos Câmpus de Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Toledo atuando em 35 municípios. São cerca de 3.200 inscritos semestralmente nas ações comunitárias promovidas pelo Núcleo de Projetos Comunitários em parceria com instituições que são focadas nas áreas de inclusão digital, educação, meio ambiente, cultura, saúde, esporte, desenvolvimento comunitário, geração de renda, cidadania e valores humanos. Os públicos beneficiado pelo Projeto Comunitário são: adultos, crianças, adolescentes, albergados, pacientes hospitalares, índios, comunidade de baixa renda, dependentes químicos, pessoas com transtornos mentais e pessoas com deficiência. Para obter mais informações acesse o site www.pucpr.br/projetocomunitario

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Prática de Sucesso - Escola Jornalista Arnaldo - Oficina de Bijuterias

Na Escola Municipal Jornalista Arnaldo Alves da Cruz, nos finais de semana do dia 08/05/2010 a 29/05/2010, um grupo de 09 acadêmicos que se inscreveram na Caravana Escolar executaram uma prática de sucesso, que são atividades bem sucedidas, que geraram benefícios tanto para a Instituição, beneficiários e acadêmicos.
Estes acadêmicos criaram e desenvolveram uma oficina de bijuterias. O objetivo era integrar e interagir com as crianças da comunidade local, no qual elas poderiam colocar em prática a criatividade para confecção de bijuterias. Os materiais utilizados na oficina foram disponibilizados pelos próprios acadêmicos. Essa ação envolveu participantes que freqüentam o espaço da escola, principalmente crianças.
Um dos acadêmicos envolvidos na atividade é a universitária Elaine Cristina Eufrásio do curso de enfermagem que afirma que o Projeto Comunitário é uma ação integralizadora e humanitária na troca de experiências entre acadêmicos e a comunidade local, em busca de ações contínuas para melhorar as relações humanas e sociais entre os indivíduos.
 Esta atividade foi positiva para a comunidade, pois buscou a geração de renda e o empreendedorismo social. Por meio da oficina os envolvidos puderam transformar esta técnica em aprendizado e renda.
Para Ursolina, professora coordenadora da Escola Jornalista Arnaldo, os acadêmicos e os beneficiários demonstraram durante a atividade alegria, colaboração, respeito e satisfação. Por meio desta atividade e de pequenas atitudes esse projeto está fazendo a diferença nesta comunidade.
A acadêmica afirmou que podemos mudar nossas atitudes frente a realidade social da nossa comunidade e de nossa sociedade, tudo é possível, basta querer mudar e respeitar o direito do outro.
Por meio das atividades do Projeto Comunitário, principalmente por atividades que são consideradas práticas de sucesso pode-se modificar a qualidade de vida para todos os envolvidos no processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário