O que é o Projeto Comunitário?

Minha foto
O Projeto Comunitário é uma disciplina caracterizada como atividade complementar que foi implantada na PUCPR em 2002 e está presente nos Câmpus de Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Toledo atuando em 35 municípios. São cerca de 3.200 inscritos semestralmente nas ações comunitárias promovidas pelo Núcleo de Projetos Comunitários em parceria com instituições que são focadas nas áreas de inclusão digital, educação, meio ambiente, cultura, saúde, esporte, desenvolvimento comunitário, geração de renda, cidadania e valores humanos. Os públicos beneficiado pelo Projeto Comunitário são: adultos, crianças, adolescentes, albergados, pacientes hospitalares, índios, comunidade de baixa renda, dependentes químicos, pessoas com transtornos mentais e pessoas com deficiência. Para obter mais informações acesse o site www.pucpr.br/projetocomunitario

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Prática de Sucesso - Caravana solidária interagindo no sábado - Futebol de botão

       
Nos sábados 02, 16 e 23 de outubro e 06 de novembro um grupo de acadêmicos da PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná que se inscreveram em ações comunitárias do Projeto Comunitário realizaram atividades na escola Estadual Terezinha Kepp.
Os acadêmicos Edson Carlos Lima, Wesley Botelho Bernardo e Gustavo Felipe Bernardi do curso de engenharia mecatrônica realizaram a atividade de Futebol de Botão com os alunos da Escola Terezinha Kepp. Esta atividade foi considerada de sucesso, pois os próprios acadêmicos planejaram, confeccionaram os tabuleiros e a executaram.
Os objetivos da atividade de futebol de botão foram integrar as crianças com o grupo de acadêmicos da PUCPR com a finalidade de ensinar e aprender as regras do jogo. A atividade foi realizada em uma sala de aula da escola. Os acadêmicos foram responsáveis pela confecção dos tabuleiros que foram montados com quadros negros e as marcações do campo foram pintadas com tinta. Estes tabuleiros de futebol de botão foram doados ao Núcleo de Projetos Comunitários utilizar em atividades em outras instituições.
Para o acadêmico Edson, a ação não iria abranger muitas crianças devido ao número de atividades que estavam acontecendo na escola, porém o futebol de botão estimulou o interesse de dezenas de meninos e meninas das mais diversas idades. Para ele as crianças tendo a oportunidade, elas querem participar e interagir com os professores. A situação de carência dos alunos da escola mostra que é necessário realizar atividades como esta neste meio.
Segundo Maria Lucia Bileski, responsável pela atividade e colaboradora do Núcleo de Projetos Comunitários, essa atividade proporcionou aos acadêmicos a integração com o público infantil e adolescente que participaram do torneio de futebol de botão que foi proporcionado. Os acadêmicos orientaram os participantes e também competiram durante o torneio. Os jogos têm uma importância fundamental no desenvolvimento e na educação de crianças e adolescentes, estimulando a imaginação, a capacidade de raciocínio, a auto-estima e auxiliando no desenvolvimento da vida social, da colaboração e da amizade. Todas as capacidades e valores mencionados são despertados durante o contato dos acadêmicos com os beneficiários.
Atividades como esta fazem com que se estreite o relacionamento de estudantes tanto de Universidade quanto de escolas da rede estadual e que os envolvidos vivam realidades e situações diferenciadas que só agregam para a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário