Nos sábados 02, 16 e 23 de outubro e 06 de novembro um grupo de acadêmicos da PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná que se inscreveram em ações comunitárias do Projeto Comunitário realizaram atividades na escola Estadual Terezinha Kepp.
Os acadêmicos Edson Carlos Lima, Wesley Botelho Bernardo e Gustavo Felipe Bernardi do curso de engenharia mecatrônica realizaram a atividade de Futebol de Botão com os alunos da Escola Terezinha Kepp. Esta atividade foi considerada de sucesso, pois os próprios acadêmicos planejaram, confeccionaram os tabuleiros e a executaram.
Os objetivos da atividade de futebol de botão foram integrar as crianças com o grupo de acadêmicos da PUCPR com a finalidade de ensinar e aprender as regras do jogo. A atividade foi realizada em uma sala de aula da escola. Os acadêmicos foram responsáveis pela confecção dos tabuleiros que foram montados com quadros negros e as marcações do campo foram pintadas com tinta. Estes tabuleiros de futebol de botão foram doados ao Núcleo de Projetos Comunitários utilizar em atividades em outras instituições.
Para o acadêmico Edson, a ação não iria abranger muitas crianças devido ao número de atividades que estavam acontecendo na escola, porém o futebol de botão estimulou o interesse de dezenas de meninos e meninas das mais diversas idades. Para ele as crianças tendo a oportunidade, elas querem participar e interagir com os professores. A situação de carência dos alunos da escola mostra que é necessário realizar atividades como esta neste meio.
Segundo Maria Lucia Bileski, responsável pela atividade e colaboradora do Núcleo de Projetos Comunitários, essa atividade proporcionou aos acadêmicos a integração com o público infantil e adolescente que participaram do torneio de futebol de botão que foi proporcionado. Os acadêmicos orientaram os participantes e também competiram durante o torneio. Os jogos têm uma importância fundamental no desenvolvimento e na educação de crianças e adolescentes, estimulando a imaginação, a capacidade de raciocínio, a auto-estima e auxiliando no desenvolvimento da vida social, da colaboração e da amizade. Todas as capacidades e valores mencionados são despertados durante o contato dos acadêmicos com os beneficiários.
Atividades como esta fazem com que se estreite o relacionamento de estudantes tanto de Universidade quanto de escolas da rede estadual e que os envolvidos vivam realidades e situações diferenciadas que só agregam para a vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário