O que é o Projeto Comunitário?

Minha foto
O Projeto Comunitário é uma disciplina caracterizada como atividade complementar que foi implantada na PUCPR em 2002 e está presente nos Câmpus de Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Toledo atuando em 35 municípios. São cerca de 3.200 inscritos semestralmente nas ações comunitárias promovidas pelo Núcleo de Projetos Comunitários em parceria com instituições que são focadas nas áreas de inclusão digital, educação, meio ambiente, cultura, saúde, esporte, desenvolvimento comunitário, geração de renda, cidadania e valores humanos. Os públicos beneficiado pelo Projeto Comunitário são: adultos, crianças, adolescentes, albergados, pacientes hospitalares, índios, comunidade de baixa renda, dependentes químicos, pessoas com transtornos mentais e pessoas com deficiência. Para obter mais informações acesse o site www.pucpr.br/projetocomunitario

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Prática de Sucesso - Hospital Santa Casa - Mágica nas enfermarias

     
No Hospital de Caridade Santa Casa de Misericórdia, no dia 26 de junho de 2010, o acadêmico Roberto Mello Pereira Filho do curso de Ciência da Computação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR realizou uma prática de sucesso na atividade do Projeto Comunitário. As práticas de sucesso são atividades bem sucedidas que geram benefícios tanto para a instituição, beneficiários ou acadêmicos. A responsável por esta prática foi à colaboradora do Núcleo de Projetos Comunitários no Hospital Santa Casa Dayse Oliveira.
O acadêmico se inscreveu na atividade denominada recreação nas enfermarias SUS / quimioterapia. O foco desta atividade é realizar jogos como xadrez, dama, baralho, dominó, entre outros nas enfermarias e salas de quimioterapia do Hospital Santa Casa. Esta atividade tem o objetivo de que durante o tratamento dos pacientes o tempo ocioso seja minimizado por meio de momentos de distração, atenção e troca de vivências entre os pacientes e os acadêmicos envolvidos na atividade.
O acadêmico da PUCPR sentiu a necessidade de fazer algo diferente e que tivesse intimidade para os pacientes. Esta iniciativa gerou uma prática de sucesso no qual o objetivo era realizar mágica para todos os pacientes das enfermarias do SUS da Santa Casa.
Roberto Pereira Filho afirmou que todo e qualquer carinho que os pacientes recebem é muito importante para eles, pois estes ficam muito tempo sozinhos. Depois da realização da atividade o acadêmico analisa o Projeto Comunitário como uma atividade que tem que ter reconhecimentos maiores devido aos benefícios gerados aos públicos diretamente envolvidos.
Acadêmicos como o Roberto que são pró ativos, planejam e executam uma atividade com diferencial fazem com que o Projeto Comunitário seja valorizado juntamente com a instituição parceira e que os acadêmicos que executarão uma atividade se motivem a também fazer a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário