O que é o Projeto Comunitário?

Minha foto
O Projeto Comunitário é uma disciplina caracterizada como atividade complementar que foi implantada na PUCPR em 2002 e está presente nos Câmpus de Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Toledo atuando em 35 municípios. São cerca de 3.200 inscritos semestralmente nas ações comunitárias promovidas pelo Núcleo de Projetos Comunitários em parceria com instituições que são focadas nas áreas de inclusão digital, educação, meio ambiente, cultura, saúde, esporte, desenvolvimento comunitário, geração de renda, cidadania e valores humanos. Os públicos beneficiado pelo Projeto Comunitário são: adultos, crianças, adolescentes, albergados, pacientes hospitalares, índios, comunidade de baixa renda, dependentes químicos, pessoas com transtornos mentais e pessoas com deficiência. Para obter mais informações acesse o site www.pucpr.br/projetocomunitario

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Prática de Sucesso - Escola Darcy Ribeiro - Oficina de Pipas

Nos sábados de agosto de 2010, na Escola Municipal Prof. Darcy Ribeiro foi desenvolvido pelos acadêmicos Jéssica Farias Christmann do curso de Serviço Social e Carlos Eduardo Stoco do curso de engenharia civil uma oficina de Pipa para os alunos da escola. Esta foi considerada pelas responsáveis da instituição uma prática de sucesso que é uma atividade bem sucedida.
            A atividade aconteceu na própria escola durante os 4 sábados com grupos de 15 crianças e pré adolescentes . A escola forneceu o material e os acadêmicos da PUC ensinaram a técnica da montagem das pipas para os alunos.
Para os acadêmicos Jéssica e Carlos, o aprendizado é o desenvolvimento do auto controle e a valorização da profissão de professor, além de lidar com as diferenças. As crianças aprenderam a dividir o material conforme a necessidade de cada um. A atividade foi realizada com muita alegria e comprometimento.
Para Maria de Fátima de Souza, professora coordenadora da comunidade escola da Escola Municipal Darcy Ribeiro, a atividade foi de grande valia para a comunidade, pois a pipa é uma realidade local. A atividade foi considerada também uma prática de sucesso pelo comprometimento dos acadêmicos que ministraram a oficina.
Para finalizar a atividade, os acadêmicos fizeram um sorteio de uma pipa gigante entre os alunos da escola que participaram da oficina. Atividades como estas podem desenvolver a criatividade por meio dos trabalhos manuais dos acadêmicos e dos alunos das escolas. É uma oportunidade de desenvolver habilidades e talentos de todos os envolvidos na prática de sucesso.

Um comentário: