O que é o Projeto Comunitário?

Minha foto
O Projeto Comunitário é uma disciplina caracterizada como atividade complementar que foi implantada na PUCPR em 2002 e está presente nos Câmpus de Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Toledo atuando em 35 municípios. São cerca de 3.200 inscritos semestralmente nas ações comunitárias promovidas pelo Núcleo de Projetos Comunitários em parceria com instituições que são focadas nas áreas de inclusão digital, educação, meio ambiente, cultura, saúde, esporte, desenvolvimento comunitário, geração de renda, cidadania e valores humanos. Os públicos beneficiado pelo Projeto Comunitário são: adultos, crianças, adolescentes, albergados, pacientes hospitalares, índios, comunidade de baixa renda, dependentes químicos, pessoas com transtornos mentais e pessoas com deficiência. Para obter mais informações acesse o site www.pucpr.br/projetocomunitario

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Prática de Sucesso - Escola Helena Kolody - Oficina de embalagem para presente com caixa de leite

Na Escola Municipal Helena Kolody, nos dias 11, 18 e 25 de julho e 01 de agosto, foram realizadas as caravanas escolares – recreação e lazer. Nesta atividade a acadêmica Marília Carzino de Alcântara do curso de História realizou uma prática de sucesso, que são atividades bem sucedidas, que geraram benefícios para a Instituição, beneficiários e acadêmicos.
A prática de sucesso realizada foi uma oficina de embalagem para presente. O objetivo desta atividade foi ensinar ao público da Escola Municipal como fazer uma embalagem para presente com caixa de leite. A partir desta prática pode-se desenvolver a geração de renda e a sustentabilidade.
A escola Helena Kolody forneceu os materiais (caixas de leite, tintas, pincéis, tesouras, etc.) e a acadêmica ensinou a técnica. Para a Marília o Projeto Comunitário tem olhos para as necessidades da sociedade e suas áreas mais carentes.
Para a colaboradora do Núcleo de Projetos Comunitários e responsável pelas caravanas escolares, Maria Lucia Bileski e a acadêmica Marília Alcântara a atividade proporcionou geração de renda, além de ser “ecologicamente correta”. Por ser um material facilmente encontrado e acessível com relação à custo, pode proporcionar ganho sem muito investimento.
As atividades desenvolvidas pelos acadêmicos do Projeto Comunitário são de suma importância para as comunidades envolvidas. A partir deste contato os envolvidos fazem a diferença nas suas próprias vidas e dos beneficiários. Nesta atividade pode-se perceber que o agente transformador foi o ensino de uma nova técnica que pode possibilitar ao beneficiário uma oportunidade de conhecimento e geração de renda, sendo este uma atividade empreendedora social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário