O que é o Projeto Comunitário?

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O Projeto Comunitário é uma disciplina caracterizada como atividade complementar que foi implantada na PUCPR em 2002 e está presente nos Câmpus de Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Toledo atuando em 35 municípios. São cerca de 3.200 inscritos semestralmente nas ações comunitárias promovidas pelo Núcleo de Projetos Comunitários em parceria com instituições que são focadas nas áreas de inclusão digital, educação, meio ambiente, cultura, saúde, esporte, desenvolvimento comunitário, geração de renda, cidadania e valores humanos. Os públicos beneficiado pelo Projeto Comunitário são: adultos, crianças, adolescentes, albergados, pacientes hospitalares, índios, comunidade de baixa renda, dependentes químicos, pessoas com transtornos mentais e pessoas com deficiência. Para obter mais informações acesse o site www.pucpr.br/projetocomunitario

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Prática de Sucesso - Escola Municipal Durival Britto e Silva - Oficina de Desenho

    
No primeiro dia de ação comunitária na Escola Municipal Durival Britto e Silva o acadêmico de Desenho Industrial – Projeto do Produto, Fernando do Amaral Maver de Assumpção, percebeu a procura de alunos e pessoas da comunidade por atividades relacionadas ao desenho. A partir dessa necessidade o acadêmico propôs aos professores e a diretoria uma atividade de desenho, na qual ele seria o orientador com o auxílio dos professores da escola no mês de novembro de 2010.
O objetivo da atividade era proporcionar entretenimento e diversão por meio do desenho, utilizando lápis de cor, caneta hidrográfica e papel. Foram desenvolvidos com as crianças e adolescentes desenhos de expressão, observação e figuras para colorir. De uma simples ação, esta atividade se tornou uma prática de sucesso, pois proporcionou uma sensação de desafio aos participantes além do comprometimento do acadêmico do Projeto Comunitário.
Segundo Fernando Maver, a diferença que fez na sua vida a participação no Projeto Comunitário foi de aproximação com a comunidade, que muitas vezes é de extrema carência em todos os sentidos.  “No cotidiano não deixamos tempo para atividades de bem ao próximo, porém para a maioria das pessoas isso é sentido como uma falta de consideração ao próximo, portanto uma atividade como essa me trouxe essa sensação de conquista cada vez que uma criança sorria e agradecia o meu apoio e dedicação a ela. Isso nos comove, nos dá força e orgulho, uma vez que aquele sorriso é puro e muitas vezes difíceis de acontecer”.
O acadêmico, além de ministrar a oficina, foi responsável pelo cartaz de divulgação anexado nas dependências da escola e de alguns pontos comerciais da comunidade.  Fernando acredita ter se adaptado com a comunidade e a Escola Durival de Britto e Silva, pretendendo dar continuidade às aulas de desenho.
Sobre a Prática de Sucesso o acadêmico afirmou “Não esperava que se transformasse em uma prática de sucesso, apenas fiz o melhor, tratando as crianças que desenvolvi as atividades da mesma maneira que trato da minha filha, que por sinal devo levar nas aulas de desenho da comunidade. O desenho faz parte da minha vida desde minhas primeiras lembranças, portanto proporcionar horas e momentos de diversão às crianças é gratificante e me torna membro da comunidade, atuante e responsável por oferecer conhecimento e vir somar na formação dessas crianças, fazendo com que os desenhos transportem toda a fantasia e infinitas possibilidades materializadas em cores e formas”.
Para Christiane, responsável pela atividade na Escola Municipal Durival de Britto e Silva, o acadêmico Fernando Maver demonstrou bastante paciência e carinho com as crianças. “Ele ministrou durante 2 semanas (aos sábados e domingos) aulas de desenho para nossos alunos da faixa etária de 07 a 12 anos, na biblioteca da escola. Ele ensinou várias técnicas de desenho e teve a iniciativa de produzir um cartaz de divulgação da oficina”.
A partir da divulgação desta atividade espera-se que outros acadêmicos possam exercer a cidadania e a solidariedade por meio de seus talentos e habilidades.

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