O que é o Projeto Comunitário?

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O Projeto Comunitário é uma disciplina caracterizada como atividade complementar que foi implantada na PUCPR em 2002 e está presente nos Câmpus de Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Toledo atuando em 35 municípios. São cerca de 3.200 inscritos semestralmente nas ações comunitárias promovidas pelo Núcleo de Projetos Comunitários em parceria com instituições que são focadas nas áreas de inclusão digital, educação, meio ambiente, cultura, saúde, esporte, desenvolvimento comunitário, geração de renda, cidadania e valores humanos. Os públicos beneficiado pelo Projeto Comunitário são: adultos, crianças, adolescentes, albergados, pacientes hospitalares, índios, comunidade de baixa renda, dependentes químicos, pessoas com transtornos mentais e pessoas com deficiência. Para obter mais informações acesse o site www.pucpr.br/projetocomunitario

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Prática de Sucesso - Escola Municipal Durival Britto e Silva - Oficina de Desenho

    
No primeiro dia de ação comunitária na Escola Municipal Durival Britto e Silva o acadêmico de Desenho Industrial – Projeto do Produto, Fernando do Amaral Maver de Assumpção, percebeu a procura de alunos e pessoas da comunidade por atividades relacionadas ao desenho. A partir dessa necessidade o acadêmico propôs aos professores e a diretoria uma atividade de desenho, na qual ele seria o orientador com o auxílio dos professores da escola no mês de novembro de 2010.
O objetivo da atividade era proporcionar entretenimento e diversão por meio do desenho, utilizando lápis de cor, caneta hidrográfica e papel. Foram desenvolvidos com as crianças e adolescentes desenhos de expressão, observação e figuras para colorir. De uma simples ação, esta atividade se tornou uma prática de sucesso, pois proporcionou uma sensação de desafio aos participantes além do comprometimento do acadêmico do Projeto Comunitário.
Segundo Fernando Maver, a diferença que fez na sua vida a participação no Projeto Comunitário foi de aproximação com a comunidade, que muitas vezes é de extrema carência em todos os sentidos.  “No cotidiano não deixamos tempo para atividades de bem ao próximo, porém para a maioria das pessoas isso é sentido como uma falta de consideração ao próximo, portanto uma atividade como essa me trouxe essa sensação de conquista cada vez que uma criança sorria e agradecia o meu apoio e dedicação a ela. Isso nos comove, nos dá força e orgulho, uma vez que aquele sorriso é puro e muitas vezes difíceis de acontecer”.
O acadêmico, além de ministrar a oficina, foi responsável pelo cartaz de divulgação anexado nas dependências da escola e de alguns pontos comerciais da comunidade.  Fernando acredita ter se adaptado com a comunidade e a Escola Durival de Britto e Silva, pretendendo dar continuidade às aulas de desenho.
Sobre a Prática de Sucesso o acadêmico afirmou “Não esperava que se transformasse em uma prática de sucesso, apenas fiz o melhor, tratando as crianças que desenvolvi as atividades da mesma maneira que trato da minha filha, que por sinal devo levar nas aulas de desenho da comunidade. O desenho faz parte da minha vida desde minhas primeiras lembranças, portanto proporcionar horas e momentos de diversão às crianças é gratificante e me torna membro da comunidade, atuante e responsável por oferecer conhecimento e vir somar na formação dessas crianças, fazendo com que os desenhos transportem toda a fantasia e infinitas possibilidades materializadas em cores e formas”.
Para Christiane, responsável pela atividade na Escola Municipal Durival de Britto e Silva, o acadêmico Fernando Maver demonstrou bastante paciência e carinho com as crianças. “Ele ministrou durante 2 semanas (aos sábados e domingos) aulas de desenho para nossos alunos da faixa etária de 07 a 12 anos, na biblioteca da escola. Ele ensinou várias técnicas de desenho e teve a iniciativa de produzir um cartaz de divulgação da oficina”.
A partir da divulgação desta atividade espera-se que outros acadêmicos possam exercer a cidadania e a solidariedade por meio de seus talentos e habilidades.

Prática de Sucesso - Colégio Luiz Maltaca - Bingo

       
No último sábado da caravana do Colégio Estadual Luiz Maltaca os acadêmicos do Projeto Comunitário realizaram uma atividade que foi considerada uma prática de sucesso. O bingo é uma atividade muito realizada nas instituições parceiras do Núcleo de Projetos Comunitários, porém o bingo desta caravana foi diferenciado.
Os prêmios não foram arrecadados apenas pelos acadêmicos da PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná e também pelos professores do colégio, assim houve uma integração e mobilização para a atividade que iria ser realizada.
O bingo foi realizado em sala de aula e contou com a participação de alunos, pais, professores e acadêmicos. A atividade teve o acompanhamento da Maria Lucia Bileski e Elaine Oliveira que são colaboradoras do Núcleo de Projetos Comunitários.
Além da atividade de bingo, os envolvidos puderam trocar idéias sobre a importância da realização de um curso universitário nos dias de hoje e incentivar os alunos que um dia poderão ingressar em uma universidade como a PUCPR.
Para Elaine Oliveira “O Projeto Comunitário apresenta oportunidades diversas para o acadêmico vivenciar experiências de vida com personagens anônimos a partir de atividades que são aparentemente comuns, mas que produzem impactos no período de execução. O exemplo é o bingo. Uma ação simples, porém muito divertida que os acadêmicos realizaram na escola, quando crianças e seus pais brincaram fazendo do momento uma grande festa e os acadêmicos obtiveram aprendizados satisfatórios com a percepção que a alegria da companhia do outro e o carinho de um olhar amigo faz a vida de uma pessoa mais colorida. A partir desta sensibilização os alunos aplicaram uma estratégia de jogo que todos puderam ganhar um prêmio.
Além de a comunidade ter a oportunidade de participar de uma atividade diferenciada, eles puderam se integrar, trocar experiências e todos tiveram a oportunidade de ganhar prêmios que por menor que sejam representam uma atenção com a comunidade local.


Prática de Sucesso - Hospital Santa Casa - Mágica nas enfermarias

     
No Hospital de Caridade Santa Casa de Misericórdia, no dia 26 de junho de 2010, o acadêmico Roberto Mello Pereira Filho do curso de Ciência da Computação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR realizou uma prática de sucesso na atividade do Projeto Comunitário. As práticas de sucesso são atividades bem sucedidas que geram benefícios tanto para a instituição, beneficiários ou acadêmicos. A responsável por esta prática foi à colaboradora do Núcleo de Projetos Comunitários no Hospital Santa Casa Dayse Oliveira.
O acadêmico se inscreveu na atividade denominada recreação nas enfermarias SUS / quimioterapia. O foco desta atividade é realizar jogos como xadrez, dama, baralho, dominó, entre outros nas enfermarias e salas de quimioterapia do Hospital Santa Casa. Esta atividade tem o objetivo de que durante o tratamento dos pacientes o tempo ocioso seja minimizado por meio de momentos de distração, atenção e troca de vivências entre os pacientes e os acadêmicos envolvidos na atividade.
O acadêmico da PUCPR sentiu a necessidade de fazer algo diferente e que tivesse intimidade para os pacientes. Esta iniciativa gerou uma prática de sucesso no qual o objetivo era realizar mágica para todos os pacientes das enfermarias do SUS da Santa Casa.
Roberto Pereira Filho afirmou que todo e qualquer carinho que os pacientes recebem é muito importante para eles, pois estes ficam muito tempo sozinhos. Depois da realização da atividade o acadêmico analisa o Projeto Comunitário como uma atividade que tem que ter reconhecimentos maiores devido aos benefícios gerados aos públicos diretamente envolvidos.
Acadêmicos como o Roberto que são pró ativos, planejam e executam uma atividade com diferencial fazem com que o Projeto Comunitário seja valorizado juntamente com a instituição parceira e que os acadêmicos que executarão uma atividade se motivem a também fazer a diferença.

Prática de Sucesso - Hospital Universitário Cajuru - Oficina de Aplique

    
                 
No dia 20 de novembro de 2010, no Hospital Universitário Cajuru, um grupo de acadêmicas que estavam realizando as ações comunitárias do Projeto Comunitário se reuniram para fazer a diferença na vida de algumas pacientes do hospital.
                As acadêmicas Luciana Araújo, do curso de Serviço Social, Priscila Ataide dos Santos também do curso de Serviço Social e Carla Cristiane de Andrade, do curso de administração executaram uma Oficina de Apliqué. Esta é uma técnica de artesanato em que o tecido é cortado e aplicado sobre outro tecido como por exemplo, uma toalha.
                A acadêmica Priscila tinha o conhecimento da técnica de Apliqué e ensinou para as colegas. As próprias acadêmicas providenciaram todo o material e foram coordenadas pela colaboradora do Núcleo de Projetos Comunitários, Myrane Noronha. Depois da técnica aprendida as acadêmicas fizeram o primeiro contato com as pacientes para verificar a aceitação. 
                Participaram da oficina 3 pacientes e uma mãe de um paciente. Como as pacientes estavam impossibilitadas de se locomover, todas as etapas foram realizadas na enfermaria, respeitando as limitações de cada uma.
                Segundo a acadêmica Carla Andrade “Foi uma atividade muito gratificante. Poder levar algumas horas de descontração para aquelas pessoas que estavam tão vulneráveis devido ao estado debilitado de saúde, ainda gerando aprendizado, foi maravilhoso! Vejo o Projeto Comunitário como uma excelente iniciativa da PUC, e hoje, um diferencial, pois os alunos da PUC não desenvolvem somente o conhecimento acadêmico, mas também aprendem a valorizar o ser humano e perceber as diferentes realidades que existem bem próximas a ele”.
                Para Priscila Santos a atividade teve alcance maior do que imaginava as acadêmicas envolvidas, a aceitação por parte dos pacientes foi de 100%. Para ela o melhor foi passar na enfermaria após a atividade encerrada e ver que ainda estava sendo colocada em prática. Foi realmente muito gratificante a realização da atividade.
                Um dos focos do Projeto Comunitário além de atingir os acadêmicos é fazer a diferença na vida dos beneficiários. Esta atividade além de proporcionar o bem estar dos beneficiários também pode ajudar na geração de renda. Segundo Priscila “Tenho certeza que nos momentos em que ficamos com as pacientes elas esqueceram os problemas, as dores foram amenizadas e não tenho dúvidas que o trabalho ensinado dará um retorno financeiro a quem interessar fazê-lo com tal intuito. Os agradecimentos por parte delas foram muitos, concluo que realmente fizemos a diferença”.
                Para Myrane Noronha a atividade foi considerada uma prática de sucesso, pois as acadêmicas conseguiram envolver o público e alcançar o objetivo que era ocupar o tempo ocioso e dar a oportunidade das pacientes terem uma fonte de renda após deixarem o hospital.

Prática de Sucesso - Caravana solidária interagindo no sábado - Futebol de botão

       
Nos sábados 02, 16 e 23 de outubro e 06 de novembro um grupo de acadêmicos da PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná que se inscreveram em ações comunitárias do Projeto Comunitário realizaram atividades na escola Estadual Terezinha Kepp.
Os acadêmicos Edson Carlos Lima, Wesley Botelho Bernardo e Gustavo Felipe Bernardi do curso de engenharia mecatrônica realizaram a atividade de Futebol de Botão com os alunos da Escola Terezinha Kepp. Esta atividade foi considerada de sucesso, pois os próprios acadêmicos planejaram, confeccionaram os tabuleiros e a executaram.
Os objetivos da atividade de futebol de botão foram integrar as crianças com o grupo de acadêmicos da PUCPR com a finalidade de ensinar e aprender as regras do jogo. A atividade foi realizada em uma sala de aula da escola. Os acadêmicos foram responsáveis pela confecção dos tabuleiros que foram montados com quadros negros e as marcações do campo foram pintadas com tinta. Estes tabuleiros de futebol de botão foram doados ao Núcleo de Projetos Comunitários utilizar em atividades em outras instituições.
Para o acadêmico Edson, a ação não iria abranger muitas crianças devido ao número de atividades que estavam acontecendo na escola, porém o futebol de botão estimulou o interesse de dezenas de meninos e meninas das mais diversas idades. Para ele as crianças tendo a oportunidade, elas querem participar e interagir com os professores. A situação de carência dos alunos da escola mostra que é necessário realizar atividades como esta neste meio.
Segundo Maria Lucia Bileski, responsável pela atividade e colaboradora do Núcleo de Projetos Comunitários, essa atividade proporcionou aos acadêmicos a integração com o público infantil e adolescente que participaram do torneio de futebol de botão que foi proporcionado. Os acadêmicos orientaram os participantes e também competiram durante o torneio. Os jogos têm uma importância fundamental no desenvolvimento e na educação de crianças e adolescentes, estimulando a imaginação, a capacidade de raciocínio, a auto-estima e auxiliando no desenvolvimento da vida social, da colaboração e da amizade. Todas as capacidades e valores mencionados são despertados durante o contato dos acadêmicos com os beneficiários.
Atividades como esta fazem com que se estreite o relacionamento de estudantes tanto de Universidade quanto de escolas da rede estadual e que os envolvidos vivam realidades e situações diferenciadas que só agregam para a vida.

Prática de Sucesso - Escola Terezinha Kepp - Caravana solidária Interagindo no sábado - Balada

      
Nos sábados 02, 16 e 23 de outubro e 06 de novembro um grupo de acadêmicos da PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná que se inscreveram em ações comunitárias do Projeto Comunitário realizaram atividades na Escola estadual Terezinha Kepp.
            Nathalie Yumi Ginar Ouchi do curso de Relações Públicas, Liria Faisca Rodrigues também do curso de Relações Públicas e Gustavo Felipe Bernardi do curso de engenharia mecânica realizaram uma atividade que foi considerada pelos responsáveis institucionais uma prática de sucesso. Prática de sucesso é uma atividade que obteve destaque entre os públicos envolvidos.
            Estes acadêmicos planejaram e executaram a atividade com a orientação da Maria Lucia Bileski, colaboradora o Núcleo de Projetos Comunitários. A atividade foi denominada de “Balada”, pois agregou música e dança. Os acadêmicos utilizaram uma sala de aula do colégio, fecharam e cobriram as janelas para deixar o ambiente mais escuro e utilizaram equipamentos de som.
            Para a acadêmica Nathalie o objetivo da atividade era criar maior integração dos participantes do Projeto Comunitário com a comunidade e entreter as crianças por meio da dança e música.
Segundo Maria Lucia “o objetivo principal desta atividade era proporcionar a integração de crianças e adolescentes com jovens de realidades diferentes. A música proporciona algo mágico, onde todos aqueles que no dia a dia estão separados por realidades sociais diferentes, façam parte de um mesmo mundo, promovendo a quebra de muitos paradigmas e rotulações. Acadêmicos e a comunidade bailaram juntos ao som da diversidade”.
Para os acadêmicos que realizam o Projeto Comunitário a grande diferença observada é perceber como pequenos gestos ou um agrado pode ser tão importante na vida de crianças que se mostram tão carentes de afeto. O Projeto Comunitário faz com que os acadêmicos vivam realidades diferentes com pessoas diferentes, fazendo com que aconteça a inclusão social.
 

Prática de Sucesso - Mutirão bazar solidário

    
No dia 06 de novembro de 2010 aconteceu no Colégio Estadual de Campo Magro o bazar solidário promovido pelos acadêmicos do Projeto Comunitário. Estes foram os responsáveis pela arrecadação dos objetivos vendidos no bazar e pela organização do evento. O objetivo do bazar foi proporcionar à comunidade de Campo Magro a oportunidade de adquirir roupas, calçados e objetos diversos por um valor acessível.
A renda foi destinada ao Colégio e a instituição Espaço de Bem com a Vida que realiza atividades com a comunidade local como: cursos profissionalizantes e atividade que visem a disciplina e saúde.
Para Wlademir Duran, responsável pela atividade e colaborador do Núcleo de Projetos Comunitários, o acadêmico tem como aprendizado a valorização da vida e bens adquiridos, assim como a percepção que em pequenas atitudes pode-se ajudar o próximo.
O Projeto Comunitário é uma disciplina da Universidade que tem como concepção ser uma estratégia de aprendizagem que ative um processo de consolidação de uma cultura de responsabilidade e integração social. Para o acadêmico Thiago Déa é imprescindível que ocorra dentro do meio acadêmico a realização de atividades sociais para que a vivência prática traga novas visões, valorizando o próximo e respeitando as diferenças.
As práticas de sucesso são atividades promovidas pelos acadêmicos do Projeto Comunitário que obtiveram um destaque e foram diferenciadas. Para a acadêmica Mariana Seixas Greza do curso de Publicidade e Propaganda a atividade a fez perceber o quanto a sua formação e as circunstâncias da vida podem ser revertidas em benefícios para outras pessoas e não apenas a ela. Além disso, a acadêmica afirma que pode crescer no sentido de abrir a cabeça para um mundo de solidariedade.
A acadêmica Bruna Zanella afirmou sobre a atividade que “É uma oportunidade única de ajudar o próximo e se sentir útil na sociedade proporcionando um dia diferenciado com boas peças e artigos com valor acessível. É bom para dar valor as nossas coisas. Ajudar uma comunidade e fazer o bem é sempre gratificante”.