O que é o Projeto Comunitário?

Minha foto
O Projeto Comunitário é uma disciplina caracterizada como atividade complementar que foi implantada na PUCPR em 2002 e está presente nos Câmpus de Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Toledo atuando em 35 municípios. São cerca de 3.200 inscritos semestralmente nas ações comunitárias promovidas pelo Núcleo de Projetos Comunitários em parceria com instituições que são focadas nas áreas de inclusão digital, educação, meio ambiente, cultura, saúde, esporte, desenvolvimento comunitário, geração de renda, cidadania e valores humanos. Os públicos beneficiado pelo Projeto Comunitário são: adultos, crianças, adolescentes, albergados, pacientes hospitalares, índios, comunidade de baixa renda, dependentes químicos, pessoas com transtornos mentais e pessoas com deficiência. Para obter mais informações acesse o site www.pucpr.br/projetocomunitario

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Prática de Sucesso - Hospital Universitário Cajuru - Homenagem ao Dia das Mães

Nos dias 30/04 e 07/05 um grupo de acadêmicos de diversos cursos da PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná realizaram uma prática de sucesso no Hospital Universitário Cajuru. A atividade foi considerada um sucesso, pois foi diferenciada e os acadêmicos se envolveram.
                A atividade consistiu em uma homenagem as mães devido ao Dia das Mães que estavam no Hospital Cajuru. No dia 30/04, os acadêmicos planejaram a ação. Esta foi à confecção de flores em papel crepom e entrega dessas flores com uma serenata. As músicas foram escolhidas para que os acadêmicos que se proporão a tocar e cantar ensaiassem durante a semana. Além do grupo que planejou a atividade, outros acadêmicos que fizeram as atividades durante a semana no HUC ajudaram na confecção de flores devido a grande demanda.
                No sábado, 07/05, os acadêmicos e a Juliana Souza, responsável pela atividade e colaboradora do Projeto Comunitário, combinaram a sequência das músicas, ensaiaram e realizaram a entrega das flores com uma serenata.
         Para Juliana “a atividade foi um sucesso devido ao comprometimento de todos os envolvidos, confeccionando as flores, escolhendo e ensaiando as músicas e principalmente o carinho com que fizeram a serenata pelo hospital emocionando vários pacientes e funcionários. Um exemplo é a Sra. Anna que estava acompanhando sua sogra Sra. Paulina, as duas se emocionaram muito, a Sra. Anna disse que sentiu muita verdade no que os acadêmicos estavam fazendo e por isso achou tão bonito e emocionante.
                Atividades como estas fazem com que os acadêmicos sintam no próprio momento da ação a diferença que fazem na vida dos beneficiários. Segundo Patrícia da Rosa, acadêmica do curso de gestão financeira ”foi um dia muito especial para mim e acredito que também para as pessoas que ouviram as músicas e receberam as flores. Realmente um sucesso fazer a diferença”!
                Além de poder ajudar outras pessoas de diversas formas o Projeto Comunitário propicia a interação de públicos como acadêmicos, beneficiários e colaboradores das instituições parceiras. Para Renata Mendes, acadêmica de medicina, a prática de sucesso permitiu que a atividade em grupo favorecesse o relacionamento interpessoal não só entre os colaboradores e pacientes, como também entre os acadêmicos que estavam realizando o Projeto Comunitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário