O que é o Projeto Comunitário?

Minha foto
O Projeto Comunitário é uma disciplina caracterizada como atividade complementar que foi implantada na PUCPR em 2002 e está presente nos Câmpus de Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Toledo atuando em 35 municípios. São cerca de 3.200 inscritos semestralmente nas ações comunitárias promovidas pelo Núcleo de Projetos Comunitários em parceria com instituições que são focadas nas áreas de inclusão digital, educação, meio ambiente, cultura, saúde, esporte, desenvolvimento comunitário, geração de renda, cidadania e valores humanos. Os públicos beneficiado pelo Projeto Comunitário são: adultos, crianças, adolescentes, albergados, pacientes hospitalares, índios, comunidade de baixa renda, dependentes químicos, pessoas com transtornos mentais e pessoas com deficiência. Para obter mais informações acesse o site www.pucpr.br/projetocomunitario

terça-feira, 21 de junho de 2011

Prática de Sucesso - Escola Raquel Mader Gonçalves - Oficina de Bonecas de Pano

Desde março de 2011, acontece na Escola Municipal Rachel Mader Gonçalves um encontro de voluntários e acadêmicos da PUCPR para confeccionar bonecas de pano. Os encontros acontecem aos sábados, das 14h às 17h, e iniciou-se a partir da acadêmica Thalita Cocatto Silva do curso de Relações Públicas que desenvolveu a ideia, durante a realização de seu Projeto Comunitário.
O objetivo da ação era ensinar as mulheres da comunidade uma prática que pudesse gerar alguma renda. A acadêmica iniciou a atividade fornecendo material e conhecimento para a montagem e confecção de bonecas de pano e, hoje, cerca 5 mulheres da comunidade, inclusive a mãe da acadêmica, estão confeccionando as bonecas.
Talita analisa o Projeto Comunitário como uma oportunidade de ter uma ótima experiência para aqueles que estão de coração aberto para realizar a atividade. A acadêmica também afirma que “Inicialmente era para ser uma atividade para cumprir o cronograma da Universidade e hoje faz parte do meu final de semana. Pude perceber que não custa dedicar algumas horas da semana para aqueles que necessitam”.
Hoje a acadêmica faz parte do quadro de voluntários da escola e desenvolve um projeto de confeccionar 150 bonecas até novembro de 2011 para a Associação Sonhos de Criança - Sonhar Acordado, também parceira do Núcleo de Projetos Comunitários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário