De abril a maio de 2011 os acadêmicos Viviane Ambros e Cyro Pellizari do 6º período de Odontologia realizaram a ação social do Projeto Comunitário no Hospital e Maternidade Alto Maracanã. A ação consistia na visita solidária às pacientes do hospital, porém esses acadêmicos fizeram mais que o esperado e realizaram uma prática de sucesso.
A prática de sucesso consistiu na visita solidária às gestantes, com entrega de doações e a realização de uma pesquisa de satisfação para melhorar o atendimento. O objetivo principal da atividade foi dar apoio e amparo às gestantes do hospital.
Segundo Cyro, acadêmico de Odontologia: “Hoje vejo a gestação com outros olhos, pois é algo que os homens não têm muito contato. Ver o início de uma vida me fez pensar melhor na minha vida. O Projeto Comunitário deveria se chamar Projeto de Vida. A atividade foi muito importante para mim. Abriu meus olhos para um mundo que eu não conhecia. O trabalho na maternidade é extremamente importante tanto para as mães quanto para os bebês. Foi uma atividade muito gratificante”.
Vivian, acadêmica que realizou a prática, afirma: “Percebi que muitas vezes o simples fato de estar ali e ouvir faz toda a diferença. O Projeto Comunitário é de extrema importância para o desenvolvimento de pessoas capazes de ajudar, amar o próximo e foi importante também para a minha formação pessoal. Hoje posso falar que sei o que significa a palavra “humanização”. Pude perceber o quanto é importante “pessoas do bem” próximas às mães nesse momento tão abençoado que é a geração de vida”.
Alguns dos objetivos do Projeto Comunitário são modificar uma forma de pensamento e mostrar para os acadêmicos que existe outra realidade por trás dos muros da universidade. A partir da realização da ação social percebe-se que muitos acadêmicos adotam uma nova postura em relação às necessidades da sociedade. Os acadêmicos Vivian e Cyro mostraram-se interessados em executar trabalhos voluntários. Os motivos mais citados por eles são: gratidão e felicidade das pessoas diante do trabalho realizado e experiências que agregaram na forma de pensar e agir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário