O que é o Projeto Comunitário?

Minha foto
O Projeto Comunitário é uma disciplina caracterizada como atividade complementar que foi implantada na PUCPR em 2002 e está presente nos Câmpus de Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Toledo atuando em 35 municípios. São cerca de 3.200 inscritos semestralmente nas ações comunitárias promovidas pelo Núcleo de Projetos Comunitários em parceria com instituições que são focadas nas áreas de inclusão digital, educação, meio ambiente, cultura, saúde, esporte, desenvolvimento comunitário, geração de renda, cidadania e valores humanos. Os públicos beneficiado pelo Projeto Comunitário são: adultos, crianças, adolescentes, albergados, pacientes hospitalares, índios, comunidade de baixa renda, dependentes químicos, pessoas com transtornos mentais e pessoas com deficiência. Para obter mais informações acesse o site www.pucpr.br/projetocomunitario

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Práticas de Sucesso - Hospital e Maternidade Alto Maracanã - Visita Solidária

De abril a maio de 2011 os acadêmicos Viviane Ambros e Cyro Pellizari do 6º período de Odontologia realizaram a ação social do Projeto Comunitário no Hospital e Maternidade Alto Maracanã. A ação consistia na visita solidária às pacientes do hospital, porém esses acadêmicos fizeram mais que o esperado e realizaram uma prática de sucesso.
A prática de sucesso consistiu na visita solidária às gestantes, com entrega de doações e a realização de uma pesquisa de satisfação para melhorar o atendimento. O objetivo principal da atividade foi dar apoio e amparo às gestantes do hospital.
Segundo Cyro, acadêmico de Odontologia: “Hoje vejo a gestação com outros olhos, pois é algo que os homens não têm muito contato. Ver o início de uma vida me fez pensar melhor na minha vida. O Projeto Comunitário deveria se chamar Projeto de Vida. A atividade foi muito importante para mim. Abriu meus olhos para um mundo que eu não conhecia. O trabalho na maternidade é extremamente importante tanto para as mães quanto para os bebês. Foi uma atividade muito gratificante”.
Vivian, acadêmica que realizou a prática, afirma: “Percebi que muitas vezes o simples fato de estar ali e ouvir faz toda a diferença. O Projeto Comunitário é de extrema importância para o desenvolvimento de pessoas capazes de ajudar, amar o próximo e foi importante também para a minha formação pessoal. Hoje posso falar que sei o que significa a palavra “humanização”. Pude perceber o quanto é importante “pessoas do bem” próximas às mães nesse momento tão abençoado que é a geração de vida”.
Alguns dos objetivos do Projeto Comunitário são modificar uma forma de pensamento e mostrar para os acadêmicos que existe outra realidade por trás dos muros da universidade. A partir da realização da ação social percebe-se que muitos acadêmicos adotam uma nova postura em relação às necessidades da sociedade. Os acadêmicos Vivian e Cyro mostraram-se interessados em executar trabalhos voluntários. Os motivos mais citados por eles são: gratidão e felicidade das pessoas diante do trabalho realizado e experiências que agregaram na forma de pensar e agir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário