O que é o Projeto Comunitário?

Minha foto
O Projeto Comunitário é uma disciplina caracterizada como atividade complementar que foi implantada na PUCPR em 2002 e está presente nos Câmpus de Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Toledo atuando em 35 municípios. São cerca de 3.200 inscritos semestralmente nas ações comunitárias promovidas pelo Núcleo de Projetos Comunitários em parceria com instituições que são focadas nas áreas de inclusão digital, educação, meio ambiente, cultura, saúde, esporte, desenvolvimento comunitário, geração de renda, cidadania e valores humanos. Os públicos beneficiado pelo Projeto Comunitário são: adultos, crianças, adolescentes, albergados, pacientes hospitalares, índios, comunidade de baixa renda, dependentes químicos, pessoas com transtornos mentais e pessoas com deficiência. Para obter mais informações acesse o site www.pucpr.br/projetocomunitario

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Prática de Sucesso - Instituto de Apoio ao Paciente com Doença Renal - Entretenimento na sala de hemodiálise

Os acadêmicos: Carla Bueno Comarella do curso de Jornalismo e Paulo Eduardo Luize Pereira do curso de Engenharia Mecânica se inscreveram para realizar as ações sociais do Projeto Comunitário, no Instituto de Apoio ao Paciente com Doença Renal – Amigos do Rim.
A ação social na qual estavam inscritos era “Entretenimento na sala de hemodiálise”, porém, realizaram muito mais que uma simples ação. Os acadêmicos desenvolveram uma prática de sucesso. As práticas de sucesso são atividades bem sucedidas realizadas pelos acadêmicos e que geram benefícios tanto para eles quanto para os beneficiários e instituição parceira.
A prática de sucesso realizada consistiu em fotografar e entregar, como lembrança, uma foto dos acadêmicos com cada paciente que realiza terapia renal nas segundas, quartas e sextas, no 2º turno da Unidade Buenos Aires.
Segundo Drielen Ferreira, responsável pela ação social e colaboradora do Amigos do Rim, os alunos criaram um vínculo muito importante com os pacientes, realizaram atividades lúdicas e de entretenimento que possibilitaram sorrisos e descontração na sala de hemodiálise. Ao término das atividades os alunos registraram com fotografias este afeto; tiraram foto com cada um dos pacientes, revelaram e entregaram de lembrança aos pacientes, que adoraram, além de envolver também a equipe de profissionais da instituição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário