O que é o Projeto Comunitário?

Minha foto
O Projeto Comunitário é uma disciplina caracterizada como atividade complementar que foi implantada na PUCPR em 2002 e está presente nos Câmpus de Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Toledo atuando em 35 municípios. São cerca de 3.200 inscritos semestralmente nas ações comunitárias promovidas pelo Núcleo de Projetos Comunitários em parceria com instituições que são focadas nas áreas de inclusão digital, educação, meio ambiente, cultura, saúde, esporte, desenvolvimento comunitário, geração de renda, cidadania e valores humanos. Os públicos beneficiado pelo Projeto Comunitário são: adultos, crianças, adolescentes, albergados, pacientes hospitalares, índios, comunidade de baixa renda, dependentes químicos, pessoas com transtornos mentais e pessoas com deficiência. Para obter mais informações acesse o site www.pucpr.br/projetocomunitario

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Prática de Sucesso - Hospital Nossa Senhora da Luz - Integrando nas diferenças

As acadêmicas Evelyn Nascimento, Loraine de Oliveira e Annelize Kroetz do curso de Psicologia, 5º período, se inscreveram para realizar as ações sociais do Projeto Comunitário no Hospital Nossa Senhora da Luz aos sábados de abril e maio de 2011. Essas acadêmicas foram além do proposto pelo Projeto Comunitário e realizaram uma prática de sucesso. Práticas de sucesso são atividades bem sucedidas que causaram benefícios para os acadêmicos, beneficiários e instituição parceira.
Os acadêmicos envolvidos nas atividades do HNSL se sensibilizaram com a realidade dos pacientes e contribuíram com doações de agasalhos e produtos de higiene. Dentro o grupo, essas três acadêmicas de Psicologia fomentaram uma grande campanha com a turma do 5º período de Psicologia (diurno), a qual se envolveu e também seus amigos e familiares resultando em doações de mais de 300 peças de roupas e 400 produtos de higiene.
Segundo Débora Feola, uma das responsáveis pela atividade do HNSL e colaboradora do Núcleo de Projetos Comunitários, as roupas arrecadadas serão utilizadas na realização de bingos no hospital. Esses por sua vez propiciam momentos de alegria e descontração nos pacientes, favorecendo o bem estar e melhoria de autoestima.
As roupas doadas na maioria das vezes estão em bom estado e no período de inverno são uteis, pois os pacientes moradores não possuem familiares que possam dar assistência quanto às necessidades pessoais.
Segundo Claudia Eggres, também responsável pela atividade e colaboradora do NPC, a entrega dos materiais ocorreu por todo o hospital e os produtos de higiene foram utilizados como brindes na Festa Junina, que aconteceu no dia 30 de junho.
A doação por si tem muito significado, já a intenção de fomentar outras pessoas e sensibilizá-las pela causa dos pacientes do HNSL é algo maior que merece reconhecimento. As acadêmicas contribuíram além do esperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário