O que é o Projeto Comunitário?

Minha foto
O Projeto Comunitário é uma disciplina caracterizada como atividade complementar que foi implantada na PUCPR em 2002 e está presente nos Câmpus de Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Toledo atuando em 35 municípios. São cerca de 3.200 inscritos semestralmente nas ações comunitárias promovidas pelo Núcleo de Projetos Comunitários em parceria com instituições que são focadas nas áreas de inclusão digital, educação, meio ambiente, cultura, saúde, esporte, desenvolvimento comunitário, geração de renda, cidadania e valores humanos. Os públicos beneficiado pelo Projeto Comunitário são: adultos, crianças, adolescentes, albergados, pacientes hospitalares, índios, comunidade de baixa renda, dependentes químicos, pessoas com transtornos mentais e pessoas com deficiência. Para obter mais informações acesse o site www.pucpr.br/projetocomunitario

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Prática de Sucesso - Colégio Estadual DR. Xavier da Silva - Ação Comunitária: Informação, Educação e Cidadania

As acadêmicas Claudinéia da Cunha, Denise Nascimento, Pâmela Trannin e Fernanda Tschoeke do 9º período do curso de odontologia propuseram uma atividade alternativa. A atividade proposta e aceita pela assistente social do Projeto Comunitário, Débora Feola, foi a realização de palestras educativas para adolescentes em colégios estaduais.
A atividade “Ação Comunitária: Informação, Educação e Cidadania” acontece por meio de um ciclo de palestras sobre saúde bucal e consequências sistêmicas, drogas, DST, alimentação saudável, entre outras para o auto cuidado da saúde, foi proposta porque a informação e educação tem se revelado as melhores formas de combater a maior parte das doenças de fácil prevenção e a marginalidade nos jovens. Para otimizar a ação, as acadêmicas propuseram-se a desenvolver palestras e oficinas com uma metodologia própria de interatividade buscando a multiplicação do conhecimento e da solidariedade entre os jovens, suas famílias e o seu meio social.
O objetivo da atividade foi multiplicar conhecimento e promover saúde na comunidade através da informação e educação, tendo como enfoque a estratégia de prevenção e promoção de Saúde
Para Claudinéia, acadêmica de odontologia, “Propor e desenvolver essa Estratégia de Prevenção e Promoção de Saúde foi uma experiência ímpar, rica e muito importante para minha formação acadêmica; também ampliaram minha visão de responsabilidade social que não se limita apenas ao governo, instituições educacionais, grandes empresas, mas a cada um de nós”.
Para Pâmela, também acadêmica de odontologia “A ação teve um resultado maior do que o esperado. Tivemos um retorno muito bom, positivo e percebemos que não foi somente mais um trabalho, mas sim, um trabalho que fez a diferença”.
Após a realização das ações sociais do Projeto Comunitário, os acadêmicos possuem outra visão do que é e o objetivo maior do Projeto. As acadêmicas que realizaram esta atividade afirmam que “O Projeto Comunitário é atuante e abre possibilidade de ampliar, divulgar e aprimorar os horizontes da visão de responsabilidade social e de cidadania dos alunos da PUCPR, bem como uma grande oportunidade dessas ações serem colocadas em prática para o benefício também da comunidade, não restringindo apenas aos interesses acadêmicos”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário