As acadêmicas Claudinéia da Cunha, Denise Nascimento, Pâmela Trannin e Fernanda Tschoeke do 9º período do curso de odontologia propuseram uma atividade alternativa. A atividade proposta e aceita pela assistente social do Projeto Comunitário, Débora Feola, foi a realização de palestras educativas para adolescentes em colégios estaduais.
A atividade “Ação Comunitária: Informação, Educação e Cidadania” acontece por meio de um ciclo de palestras sobre saúde bucal e consequências sistêmicas, drogas, DST, alimentação saudável, entre outras para o auto cuidado da saúde, foi proposta porque a informação e educação tem se revelado as melhores formas de combater a maior parte das doenças de fácil prevenção e a marginalidade nos jovens. Para otimizar a ação, as acadêmicas propuseram-se a desenvolver palestras e oficinas com uma metodologia própria de interatividade buscando a multiplicação do conhecimento e da solidariedade entre os jovens, suas famílias e o seu meio social.
O objetivo da atividade foi multiplicar conhecimento e promover saúde na comunidade através da informação e educação, tendo como enfoque a estratégia de prevenção e promoção de Saúde
Para Claudinéia, acadêmica de odontologia, “Propor e desenvolver essa Estratégia de Prevenção e Promoção de Saúde foi uma experiência ímpar, rica e muito importante para minha formação acadêmica; também ampliaram minha visão de responsabilidade social que não se limita apenas ao governo, instituições educacionais, grandes empresas, mas a cada um de nós”.
Para Pâmela, também acadêmica de odontologia “A ação teve um resultado maior do que o esperado. Tivemos um retorno muito bom, positivo e percebemos que não foi somente mais um trabalho, mas sim, um trabalho que fez a diferença”.
Após a realização das ações sociais do Projeto Comunitário, os acadêmicos possuem outra visão do que é e o objetivo maior do Projeto. As acadêmicas que realizaram esta atividade afirmam que “O Projeto Comunitário é atuante e abre possibilidade de ampliar, divulgar e aprimorar os horizontes da visão de responsabilidade social e de cidadania dos alunos da PUCPR, bem como uma grande oportunidade dessas ações serem colocadas em prática para o benefício também da comunidade, não restringindo apenas aos interesses acadêmicos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário