Nos dias 30 e 31 de março, acontecerá na PUCPR o II Encontro de Responsáveis pelo acompanhamento de atividades do Projeto Comunitário. O Encontro será realizado em 2 fases: a 1ª fase no dia 30/03 será destinada aos responsáveis que não participaram do I Encontro em 2010. Essa fase tem o objetivo de sensibilizar, instrumentalizar e apresentar fundamentação teórica e prática sobre a condução de grupos de adultos em processos de aprendizagem vivencial e característica da proposta do PC; a 2ª fase no dia 31/03 será destinada aos responsáveis que já participaram do 1º Encontro em 2010. Conteúdo a ser abordado: o perfil, postura e característica do facilitador de grupos, papéis do facilitador e o poder do contrato grupal.
Aqui você encontra informações sobre as práticas de sucesso, cronogramas, etapas de preparação, ações comunitárias, fotos e muito mais sobre o Projeto Comunitário da PUCPR e as suas instituições parceiras.
O que é o Projeto Comunitário?

- Projeto Comunitário
- O Projeto Comunitário é uma disciplina caracterizada como atividade complementar que foi implantada na PUCPR em 2002 e está presente nos Câmpus de Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Toledo atuando em 35 municípios. São cerca de 3.200 inscritos semestralmente nas ações comunitárias promovidas pelo Núcleo de Projetos Comunitários em parceria com instituições que são focadas nas áreas de inclusão digital, educação, meio ambiente, cultura, saúde, esporte, desenvolvimento comunitário, geração de renda, cidadania e valores humanos. Os públicos beneficiado pelo Projeto Comunitário são: adultos, crianças, adolescentes, albergados, pacientes hospitalares, índios, comunidade de baixa renda, dependentes químicos, pessoas com transtornos mentais e pessoas com deficiência. Para obter mais informações acesse o site www.pucpr.br/projetocomunitario

segunda-feira, 21 de março de 2011
sexta-feira, 11 de março de 2011
Depoimento da acadêmica Meire Ana Alcântara Gimenes do curso de Administração do Câmpus Maringá sobre a realização das ações comunitárias do Projeto Comunitário
“Iniciei o Projeto Comunitário no Hospital Municipal de Maringá e encerrei as minhas horas na Aliança de Misericórdia. No hospital minhas atividades foram na Brinquedoteca. Foi um grande desafio, pois nunca me identifiquei muito com hospitais.
Foram três processos. Conhecimento, adaptação e satisfação. Conhecimento, porque era preciso muita dedicação para entender o processo. Adaptação, quando já estávamos familiarizados com as crianças, e por fim, satisfação, pois já não era uma obrigação, e sim, vontade de estar próximo das crianças.
Uma delas que me marcou no hospital foi o Leo. Uma criança fantástica, que passou pela Brinquedoteca durante vinte dias, pois aguardava uma cirurgia. Era muito emocionante encontrá-lo e saber que aos sábados ele nos esperava. O que desejavamos de fato para essas crianças é que elas saíssem do hospital e que melhorassem.
Em um determinado sábado, chegamos, e não o encontramos. Parecia que a Brinquedoteca tinha ficado vazia. Logo veio a notícia, a psicóloga responsável nos avisou que ele já havia feito a cirurgia e recebido alta. A mesma também nos informou que o pouco que fizemos fez a diferença na recuperação dele. Nesse momento, apenas consegui dizer uma palavra, “Nossa”. Esta palavra demonstrou minha surpresa e alegria. Meu coração sorriu de tanta felicidade.
Já na Aliança de Misericórdia, um momento que marcou muito foi à festa junina que fizemos para os acolhidos, chamados carinhosamente dessa forma. Os acolhidos na verdade fomos nós, com sorrisos tímidos, a expressão cansada, mais com olhares brilhantes de alegria e entusiasmo pela nossa presença. Descobri que todas as coisas que nos unem superam todas aquelas que nos separam. Compartilhamos as mesmas realizações, a mesma terra, o mesmo céu e a mesma esperança. Aprendi, a enxergar as virtudes nas pessoas e ter a capacidade de acender em meu coração a chama do amor e apagar todos os traços de incompreensão.
Fazer o Projeto Comunitário me fez enxergar que cursar a Universidade não deve ser apenas um crescimento profissional, mas humano, e acredite, levarei essa experiência para a vida toda.
Parabenizo e agradeço a equipe do Projeto Comunitário do Câmpus Maringá, e que continuem em frente fazendo esse trabalho maravilhoso, pois é a disciplina que nos da à formação de Gente Boa”.
Meire Gimenes
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
Cronograma 1º semestre de 2011 do Núcleo de Projetos Comunitários
Verifique o cronograma do Núcleo de Projetos Comunitários e fique por dentro das datas de etapa de preparação e inscrições para as ações comunitárias.
http://www.pucpr.br/ensino/proj_comunitario/alunos/cronograma.php
http://www.pucpr.br/ensino/proj_comunitario/alunos/cronograma.php
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
Prática de Sucesso - Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro - Gincanas e Lanche Comunitário
No mês de outubro e novembro de 2010 aconteceu na Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro uma prática de sucesso com os acadêmicos do Projeto Comunitário da PUC. Os acadêmicos estavam inscritos nas Caravanas Escolares Integrando 2010/2º e Brincando e aprendendo 2010/2º. São eles: Chiara Domingues, Vicente Alba, Jacqueline Gakiya, Fernando de Mello, Carlos Favaro, Carla da Silva, Lauren Vicki e Viviane Faria.
As atividades desenvolvidas foram de informática, jogos de tabuleiro, campeonato de futebol, pintura de rosto e no último dia um lanche comunitário e gincanas com premiações. Para a acadêmica Jacqueline as atividades realizadas com os beneficiários os afastam da rua e de uma vida ociosa, pois eles na escola recebem atenção e carinho. Já a acadêmica Chiara afirmou que a atividade foi realizada por meio da interação com as crianças, fazendo com que das próximas vezes elas procurem a escola e fiquem longe da marginalidade.
Além de fazer a diferença na vida dos beneficiários o Projeto Comunitário também tem o objetivo de fazer o acadêmico refletir sobre as dificuldades da vida e analisar a realidade no qual estão inseridos. Para Carla da Silva foi fácil perceber que existe outra realidade atém da qual convivi e que existem pessoas com necessidades maiores que imaginam principalmente relacionados com a carência.
As agentes do Comunidade Escola Waldirene Zokner, Maria de Fatima de Souza e Mara Lucia Macedo afirmam que “Todas as atividades foram realizadas com sucesso. Os acadêmicos demonstraram interesse, dinamismo e principalmente afetividade. Eles em parceria com os professores coordenadores realizaram um lanche para todos que estavam presentes (cachorro quente, pipoca e suco). No último dia além desse lanche comunitário, todos os acadêmicos participaram da gincana e doaram brindes maravilhosos para as crianças. A escola recebeu uma bola oficial de futebol doado pelo acadêmico de direito Carlos Henrique. Para nós agentes do programa Comunidade Escola Darcy Ribeiro é uma honra receber essa caravana da PUC que muito contribui e alegra de todos”.
O Projeto Comunitário consegue mensurar parte de seus resultados positivos por meio das práticas de sucesso. Por meio disso é possível observar a reação dos acadêmicos diante de atividades nunca realizadas por eles. Após gestos de carinho das crianças e troca de experiências, os acadêmicos têm a vontade de iniciar trabalhos voluntários no local em que realizou suas ações comunitárias.
Prática de Sucesso - Escola Rio Negro - Oficina de Pipas
No mês de junho de 2010 na Escola Municipal Rio Negro os acadêmicos da PUCPR- Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Wagno Ferreira do curso de engenharia de produção, Denize Guimarães Ferreira do curso de ciências contábeis, Alan Castro do curso de engenharia de produção e Franciele Schuarça do curso de administração realizaram uma atividade bem sucedida que foi considerada uma prática de sucesso do Projeto Comunitário.
Estes acadêmicos realizaram com os alunos da Escola Municipal e com a comunidade uma oficina de pipa. O objetivo da atividade era interagir com as crianças incentivando a criatividade.
Segundo Denize Ferreira as crianças aprenderam a confeccionar um brinquedo novo, nessa confecção utilizaram a criatividade com a ajuda dos acadêmicos, pois nem sempre os pais das crianças têm tempo para ensiná-los.
Os acadêmicos da PUCPR realizaram a atividade em 4 etapas. Na primeira etapa os acadêmicos montaram as armações com os fios e os bambus, na segunda etapa a comunidade teve a oportunidade de escolher as cores da seda, na terceira etapa os acadêmicos ajudaram a comunidade a colar as sedas nas armações e na quarta etapa os acadêmicos colocaram as rabiolas nas pipas. Segundo os acadêmicos a atividade teria ficado mais adequada com a participação de 5 acadêmicos e não 4 como aconteceu.
Para Maria Lucia Bileski, colaboradora do Núcleo de Projetos Comunitários e responsável pela atividade, o lema da atividade foi “Construir junto”, onde acadêmicos e crianças confeccionaram pipas de vários tamanhos e modelos, proporcionando uma integração inigualável.
Para melhor organização da oficina de pipas o grupo distribuiu senhas para a comunidade. Ao final do dia, com as senhas os acadêmicos fizeram sorteio de algumas pipas.
Para o grupo de acadêmicos a ação realizada foi considerada desafiadora e criativa.
Prática de Sucesso - Escola Rio Negro - Reforço Escolar
Nos finais de semana dos dias 13 de junho até 04 de julho de 2010, os acadêmicos Thiago Klettemberg Rocha do curso de engenharia civil e Felipe Canet do curso de direito realizaram uma ação comunitária bem sucedida na Escola Municipal Rio Negro.
Eles se inscreveram no Projeto Comunitário para participar da Caravana Escolar na atividade de recreação e lazer, porém realizaram um reforço escolar com os alunos do ensino fundamental (1º a 5º ano).
O reforço escolar aconteceu nas instalações da escola com o auxílio de materiais que a mesma disponibilizou. O objetivo da atividade era ajudar as crianças com dificuldade nos programas de aprendizagem da 1º ao 5º ano.
Segundo o acadêmico Thiago após a atividade ele analisa o Projeto Comunitário como uma excelente experiência para a vida pessoal e profissional. Uns dos objetivos do Projeto Comunitário são fazer a diferença na vida dos acadêmicos no sentido de vivenciar outras realidades e o sensibilizar para as causas sociais.
Segundo Felipe, acadêmico de direito, “Nos esforçamos para executar a nossa missão com excelência, para melhor contribuir com a comunidade escolar”.
Para Maria Lucia Bileski, colaboradora do Núcleo de Projetos Comunitários e responsável pela ação, “Foi uma atividade onde houve muita participação das crianças, pois a escola indicou as crianças que precisavam de reforço para comparecer e os pais aderiram a ideia. Em função da adesão mencionada, todos estavam muito motivados e o retorno foi gratificante”.
A partir de práticas de sucesso executadas por acadêmicos percebe-se que existem pessoas que precisam de atenção e principalmente de auxílio como a do reforço.
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
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