O que é o Projeto Comunitário?

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O Projeto Comunitário é uma disciplina caracterizada como atividade complementar que foi implantada na PUCPR em 2002 e está presente nos Câmpus de Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Toledo atuando em 35 municípios. São cerca de 3.200 inscritos semestralmente nas ações comunitárias promovidas pelo Núcleo de Projetos Comunitários em parceria com instituições que são focadas nas áreas de inclusão digital, educação, meio ambiente, cultura, saúde, esporte, desenvolvimento comunitário, geração de renda, cidadania e valores humanos. Os públicos beneficiado pelo Projeto Comunitário são: adultos, crianças, adolescentes, albergados, pacientes hospitalares, índios, comunidade de baixa renda, dependentes químicos, pessoas com transtornos mentais e pessoas com deficiência. Para obter mais informações acesse o site www.pucpr.br/projetocomunitario

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Prática de Sucesso - Escola Rio Negro - Oficina de Pipas

        
No mês de junho de 2010 na Escola Municipal Rio Negro os acadêmicos da PUCPR- Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Wagno Ferreira do curso de engenharia de produção, Denize Guimarães Ferreira do curso de ciências contábeis, Alan Castro do curso de engenharia de produção e Franciele Schuarça do curso de administração realizaram uma atividade bem sucedida que foi considerada uma prática de sucesso do Projeto Comunitário.
Estes acadêmicos realizaram com os alunos da Escola Municipal e com a comunidade uma oficina de pipa. O objetivo da atividade era interagir com as crianças incentivando a criatividade.
Segundo Denize Ferreira as crianças aprenderam a confeccionar um brinquedo novo, nessa confecção utilizaram a criatividade com a ajuda dos acadêmicos, pois nem sempre os pais das crianças têm tempo para ensiná-los.
Os acadêmicos da PUCPR realizaram a atividade em 4 etapas. Na primeira etapa os acadêmicos montaram as armações com os fios e os bambus, na segunda etapa a comunidade teve a oportunidade de escolher as cores da seda, na terceira etapa os acadêmicos ajudaram a comunidade a colar as sedas nas armações e na quarta etapa os acadêmicos colocaram as rabiolas nas pipas. Segundo os acadêmicos a atividade teria ficado mais adequada com a participação de 5 acadêmicos e não 4 como aconteceu.
Para Maria Lucia Bileski, colaboradora do Núcleo de Projetos Comunitários e responsável pela atividade, o lema da atividade foi “Construir junto”, onde acadêmicos e crianças confeccionaram pipas de vários tamanhos e modelos, proporcionando uma integração inigualável.
Para melhor organização da oficina de pipas o grupo distribuiu senhas para a comunidade. Ao final do dia, com as senhas os acadêmicos fizeram sorteio de algumas pipas.
Para o grupo de acadêmicos a ação realizada foi considerada desafiadora e criativa.

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