O que é o Projeto Comunitário?

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O Projeto Comunitário é uma disciplina caracterizada como atividade complementar que foi implantada na PUCPR em 2002 e está presente nos Câmpus de Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Toledo atuando em 35 municípios. São cerca de 3.200 inscritos semestralmente nas ações comunitárias promovidas pelo Núcleo de Projetos Comunitários em parceria com instituições que são focadas nas áreas de inclusão digital, educação, meio ambiente, cultura, saúde, esporte, desenvolvimento comunitário, geração de renda, cidadania e valores humanos. Os públicos beneficiado pelo Projeto Comunitário são: adultos, crianças, adolescentes, albergados, pacientes hospitalares, índios, comunidade de baixa renda, dependentes químicos, pessoas com transtornos mentais e pessoas com deficiência. Para obter mais informações acesse o site www.pucpr.br/projetocomunitario

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Prática de Sucesso - Escola Rio Negro - Reforço Escolar

         
Nos finais de semana dos dias 13 de junho até 04 de julho de 2010, os acadêmicos Thiago Klettemberg Rocha do curso de engenharia civil e Felipe Canet do curso de direito realizaram uma ação comunitária bem sucedida na Escola Municipal Rio Negro.
Eles se inscreveram no Projeto Comunitário para participar da Caravana Escolar na atividade de recreação e lazer, porém realizaram um reforço escolar com os alunos do ensino fundamental (1º a 5º ano).
O reforço escolar aconteceu nas instalações da escola com o auxílio de materiais que a mesma disponibilizou. O objetivo da atividade era ajudar as crianças com dificuldade nos programas de aprendizagem da 1º ao 5º ano.
Segundo o acadêmico Thiago após a atividade ele analisa o Projeto Comunitário como uma excelente experiência para a vida pessoal e profissional. Uns dos objetivos do Projeto Comunitário são fazer a diferença na vida dos acadêmicos no sentido de vivenciar outras realidades e o sensibilizar para as causas sociais.
Segundo Felipe, acadêmico de direito, “Nos esforçamos para executar a nossa missão com excelência, para melhor contribuir com a comunidade escolar”.
Para Maria Lucia Bileski, colaboradora do Núcleo de Projetos Comunitários e responsável pela ação, “Foi uma atividade onde houve muita participação das crianças, pois a escola indicou as crianças que precisavam de reforço para comparecer e os pais aderiram a ideia. Em função da adesão mencionada, todos estavam muito motivados e o retorno foi gratificante”.
A partir de práticas de sucesso executadas por acadêmicos percebe-se que existem pessoas que precisam de atenção e principalmente de auxílio como a do reforço.

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