O que é o Projeto Comunitário?

Minha foto
O Projeto Comunitário é uma disciplina caracterizada como atividade complementar que foi implantada na PUCPR em 2002 e está presente nos Câmpus de Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Toledo atuando em 35 municípios. São cerca de 3.200 inscritos semestralmente nas ações comunitárias promovidas pelo Núcleo de Projetos Comunitários em parceria com instituições que são focadas nas áreas de inclusão digital, educação, meio ambiente, cultura, saúde, esporte, desenvolvimento comunitário, geração de renda, cidadania e valores humanos. Os públicos beneficiado pelo Projeto Comunitário são: adultos, crianças, adolescentes, albergados, pacientes hospitalares, índios, comunidade de baixa renda, dependentes químicos, pessoas com transtornos mentais e pessoas com deficiência. Para obter mais informações acesse o site www.pucpr.br/projetocomunitario

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Prática de Sucesso - Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro - Gincanas e Lanche Comunitário

       
No mês de outubro e novembro de 2010 aconteceu na Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro uma prática de sucesso com os acadêmicos do Projeto Comunitário da PUC. Os acadêmicos estavam inscritos nas Caravanas Escolares Integrando 2010/2º e Brincando e aprendendo 2010/2º. São eles: Chiara Domingues, Vicente Alba, Jacqueline Gakiya, Fernando de Mello, Carlos Favaro, Carla da Silva, Lauren Vicki e Viviane Faria.
As atividades desenvolvidas foram de informática, jogos de tabuleiro, campeonato de futebol, pintura de rosto e no último dia um lanche comunitário e gincanas com premiações. Para a acadêmica Jacqueline as atividades realizadas com os beneficiários os afastam da rua e de uma vida ociosa, pois eles na escola recebem atenção e carinho. Já a acadêmica Chiara afirmou que a atividade foi realizada por meio da interação com as crianças, fazendo com que das próximas vezes elas procurem a escola e fiquem longe da marginalidade.
Além de fazer a diferença na vida dos beneficiários o Projeto Comunitário também tem o objetivo de fazer o acadêmico refletir sobre as dificuldades da vida e analisar a realidade no qual estão inseridos. Para Carla da Silva foi fácil perceber que existe outra realidade atém da qual convivi e que existem pessoas com necessidades maiores que imaginam principalmente relacionados com a carência.
As agentes do Comunidade Escola Waldirene Zokner, Maria de Fatima de Souza e Mara Lucia Macedo afirmam que “Todas as atividades foram realizadas com sucesso. Os acadêmicos demonstraram interesse, dinamismo e principalmente afetividade. Eles em parceria com os professores coordenadores realizaram um lanche para todos que estavam presentes (cachorro quente, pipoca e suco). No último dia além desse lanche comunitário, todos os acadêmicos participaram da gincana e doaram brindes maravilhosos para as crianças. A escola recebeu uma bola oficial de futebol doado pelo acadêmico de direito Carlos Henrique. Para nós agentes do programa Comunidade Escola Darcy Ribeiro é uma honra receber essa caravana da PUC que muito contribui e alegra de todos”.
O Projeto Comunitário consegue mensurar parte de seus resultados positivos por meio das práticas de sucesso. Por meio disso é possível observar a reação dos acadêmicos diante de atividades nunca realizadas por eles. Após gestos de carinho das crianças e troca de experiências, os acadêmicos têm a vontade de iniciar trabalhos voluntários no local em que realizou suas ações comunitárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário