O que é o Projeto Comunitário?

Minha foto
O Projeto Comunitário é uma disciplina caracterizada como atividade complementar que foi implantada na PUCPR em 2002 e está presente nos Câmpus de Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Toledo atuando em 35 municípios. São cerca de 3.200 inscritos semestralmente nas ações comunitárias promovidas pelo Núcleo de Projetos Comunitários em parceria com instituições que são focadas nas áreas de inclusão digital, educação, meio ambiente, cultura, saúde, esporte, desenvolvimento comunitário, geração de renda, cidadania e valores humanos. Os públicos beneficiado pelo Projeto Comunitário são: adultos, crianças, adolescentes, albergados, pacientes hospitalares, índios, comunidade de baixa renda, dependentes químicos, pessoas com transtornos mentais e pessoas com deficiência. Para obter mais informações acesse o site www.pucpr.br/projetocomunitario

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Prática de Sucesso - Hospital Universitário Cajuru - Festa Junina Itinerante

No mês de junho de 2011, no Hospital Universitário Cajuru, um grupo de acadêmicos do Projeto Comunitário coordenado pela colaboradora do NPC, Juliana Souza, realizou a atividade Festa Junina Itinerante. Os acadêmicos foram divididos em 3 grupos e cada grupo realizou uma brincadeira diferente com os pacientes do hospital. A ideia foi realizar brincadeiras típicas de Festa Junina com alegria e descontração para os pacientes.
Bruna Parastchuk, acadêmica de Ciências Contábeis do Câmpus de São José dos Pinhais afima: “Assim como os pacientes e seus acompanhantes se divertiram eu me diverti um monte. A ala da geriatria deu um show a parte, rindo, nos mostrando que podemos ser felizes mesmo com problemas”.
Para Ana Emília, acadêmica de Psicologia: “Os pacientes se envolveram bastante com a atividade, todos pareciam gostar e ficaram animados. Com a atividade conseguimos levar momentos de distração e alegria a eles”.
Para Helena Chagas, acadêmica de Psicologia: “Foram realizadas brincadeiras com os pacientes como boca de palhaço, tomba bola e argola. Os pacientes que queriam brincar se envolveram bastante. Pôde-se perceber o quanto ficaram felizes com a atenção que foi dada a eles”.
Para André Fontana, acadêmico de Gastronomia: “Fizemos artesanalmente os brinquedos e fomos aos quartos para deixar o pessoal mais a vontade, toda brincadeira ou risada dada por eles e por nós já fazia o ambiente melhor”.
A acadêmica de Ciências Contábeis do Câmpus de Curitiba, Cintia de Avila, afima que conseguiu conhecer uma realidade diferente da dela e enxergou a dificuldade dos pacientes da hemodiálise.
Já a acadêmica Juliane Oliveira, do curso de Ciências Contábeis do Câmpus de SJP, afirma que foi ótimo ver a alegria e gratidão nos rostos das pessoas; mesmo que não tenha sido muito esforço, foi de grande valia para eles, e com isso fica-se feliz com o resultado. A atividade faz com que por alguns momentos as pessoas esqueçam os seus problemas e pensem em algo bom e feliz.
As atividades foram coordenadas pela colaboradora do Núcleo de Projetos Comunitários Juliana Souza que afirma: “A Festa Junina Itinerante movimentou o hospital. Os acadêmicos se dividiram em 3 equipes, cada equipe com uma brincadeira diferente e passaram em todos os quartos do hospital em momentos diferentes. A alegria por ter aquelas brincadeiras e atenção era algo que estava estampado no rosto de cada paciente e seus familiares. Até os funcionários do hospital entraram na brincadeira e se divertiram muito com os pacientes e os acadêmicos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário