No mês de junho de 2011, no Hospital Universitário Cajuru, um grupo de acadêmicos do Projeto Comunitário coordenado pela colaboradora do NPC, Juliana Souza, realizou a atividade Festa Junina Itinerante. Os acadêmicos foram divididos em 3 grupos e cada grupo realizou uma brincadeira diferente com os pacientes do hospital. A ideia foi realizar brincadeiras típicas de Festa Junina com alegria e descontração para os pacientes.
Bruna Parastchuk, acadêmica de Ciências Contábeis do Câmpus de São José dos Pinhais afima: “Assim como os pacientes e seus acompanhantes se divertiram eu me diverti um monte. A ala da geriatria deu um show a parte, rindo, nos mostrando que podemos ser felizes mesmo com problemas”.
Para Ana Emília, acadêmica de Psicologia: “Os pacientes se envolveram bastante com a atividade, todos pareciam gostar e ficaram animados. Com a atividade conseguimos levar momentos de distração e alegria a eles”.
Para Helena Chagas, acadêmica de Psicologia: “Foram realizadas brincadeiras com os pacientes como boca de palhaço, tomba bola e argola. Os pacientes que queriam brincar se envolveram bastante. Pôde-se perceber o quanto ficaram felizes com a atenção que foi dada a eles”.
Para André Fontana, acadêmico de Gastronomia: “Fizemos artesanalmente os brinquedos e fomos aos quartos para deixar o pessoal mais a vontade, toda brincadeira ou risada dada por eles e por nós já fazia o ambiente melhor”.
A acadêmica de Ciências Contábeis do Câmpus de Curitiba, Cintia de Avila, afima que conseguiu conhecer uma realidade diferente da dela e enxergou a dificuldade dos pacientes da hemodiálise.
Já a acadêmica Juliane Oliveira, do curso de Ciências Contábeis do Câmpus de SJP, afirma que foi ótimo ver a alegria e gratidão nos rostos das pessoas; mesmo que não tenha sido muito esforço, foi de grande valia para eles, e com isso fica-se feliz com o resultado. A atividade faz com que por alguns momentos as pessoas esqueçam os seus problemas e pensem em algo bom e feliz.
As atividades foram coordenadas pela colaboradora do Núcleo de Projetos Comunitários Juliana Souza que afirma: “A Festa Junina Itinerante movimentou o hospital. Os acadêmicos se dividiram em 3 equipes, cada equipe com uma brincadeira diferente e passaram em todos os quartos do hospital em momentos diferentes. A alegria por ter aquelas brincadeiras e atenção era algo que estava estampado no rosto de cada paciente e seus familiares. Até os funcionários do hospital entraram na brincadeira e se divertiram muito com os pacientes e os acadêmicos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário