A partir da iniciativa das acadêmicas do curso de Música da PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Roseli Aparecida Kalinoski dos Santos e a Ir. Dicleide Teodata Neis, foi realizado no Hospital Cajuru uma prática de sucesso nomeada Música no Hospital. A atividade foi realizada em maio de 2011 e foi proposta pelas próprias acadêmicas, por meio do projeto interno que dá a possibilidade aos acadêmicos proporem atividades de sua preferência.
A atividade consistiu na construção de instrumentos musicais (chocalhos) na pediatria do hospital, a partir de seringas e recipientes de soro, e após a elaboração dos instrumentos houve o acompanhamento das músicas, previamente escolhidas pelas crianças, cantadas pelas acadêmicas.
A acadêmica Roseli afirmou: “Adorei poder ver na prática que o nosso projeto funcionou e as crianças perderam o medo das seringas e do soro. Surpreendeu-me suas reações e de seus familiares. Muitos dias os pais esconderam as crianças para que pudéssemos sair e os comentários eram que queriam que ficássemos mais tempo. Foi 10!”.
A acadêmica Dicleide afirmou: “Vejo que foi muito bom a realização do projeto e o quanto de bem pode ser feito através da música tocada, ou melhor, partilhada”.
Para Juliana Souza, colaboradora do Núcleo de Projetos Comunitários a atividade desenvolvida pelas acadêmicas de música realmente fez a diferença no ambiente hospitalar. Nos dias em que elas não estavam os pacientes perguntavam por elas, pois diziam que queriam ouvir aquelas músicas tão bonitas e na pediatria as crianças se dedicavam a construir seus instrumentos musicais, ensinados por elas, e depois se divertiam tocando e cantando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário