O que é o Projeto Comunitário?

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O Projeto Comunitário é uma disciplina caracterizada como atividade complementar que foi implantada na PUCPR em 2002 e está presente nos Câmpus de Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Toledo atuando em 35 municípios. São cerca de 3.200 inscritos semestralmente nas ações comunitárias promovidas pelo Núcleo de Projetos Comunitários em parceria com instituições que são focadas nas áreas de inclusão digital, educação, meio ambiente, cultura, saúde, esporte, desenvolvimento comunitário, geração de renda, cidadania e valores humanos. Os públicos beneficiado pelo Projeto Comunitário são: adultos, crianças, adolescentes, albergados, pacientes hospitalares, índios, comunidade de baixa renda, dependentes químicos, pessoas com transtornos mentais e pessoas com deficiência. Para obter mais informações acesse o site www.pucpr.br/projetocomunitario

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Prática de Sucesso - Hospital Universitário Cajuru - Música no Hospital

A partir da iniciativa das acadêmicas do curso de Música da PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Roseli Aparecida Kalinoski dos Santos e a Ir. Dicleide Teodata Neis, foi realizado no Hospital Cajuru uma prática de sucesso nomeada Música no Hospital. A atividade foi realizada em maio de 2011 e foi proposta pelas próprias acadêmicas, por meio do projeto interno que dá a possibilidade aos acadêmicos proporem atividades de sua preferência.
A atividade consistiu na construção de instrumentos musicais (chocalhos) na pediatria do hospital, a partir de seringas e recipientes de soro, e após a elaboração dos instrumentos houve o acompanhamento das músicas, previamente escolhidas pelas crianças, cantadas pelas acadêmicas.
A acadêmica Roseli afirmou: “Adorei poder ver na prática que o nosso projeto funcionou e as crianças perderam o medo das seringas e do soro. Surpreendeu-me suas reações e de seus familiares. Muitos dias os pais esconderam as crianças para que pudéssemos sair e os comentários eram que queriam que ficássemos mais tempo. Foi 10!”.
A acadêmica Dicleide afirmou: “Vejo que foi muito bom a realização do projeto e o quanto de bem pode ser feito através da música tocada, ou melhor, partilhada”.
Para Juliana Souza, colaboradora do Núcleo de Projetos Comunitários a atividade desenvolvida pelas acadêmicas de música realmente fez a diferença no ambiente hospitalar. Nos dias em que elas não estavam os pacientes perguntavam por elas, pois diziam que queriam ouvir aquelas músicas tão bonitas e na pediatria as crianças se dedicavam a construir seus instrumentos musicais, ensinados por elas, e depois se divertiam tocando e cantando.





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