O que é o Projeto Comunitário?

Minha foto
O Projeto Comunitário é uma disciplina caracterizada como atividade complementar que foi implantada na PUCPR em 2002 e está presente nos Câmpus de Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Toledo atuando em 35 municípios. São cerca de 3.200 inscritos semestralmente nas ações comunitárias promovidas pelo Núcleo de Projetos Comunitários em parceria com instituições que são focadas nas áreas de inclusão digital, educação, meio ambiente, cultura, saúde, esporte, desenvolvimento comunitário, geração de renda, cidadania e valores humanos. Os públicos beneficiado pelo Projeto Comunitário são: adultos, crianças, adolescentes, albergados, pacientes hospitalares, índios, comunidade de baixa renda, dependentes químicos, pessoas com transtornos mentais e pessoas com deficiência. Para obter mais informações acesse o site www.pucpr.br/projetocomunitario

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Oficinas Preparatórias para os acadêmicos do Projeto Comunitário

O Núcleo de Projetos Comunitários oferta semestralmente oficinas aos acadêmicos inscritos em ações sociais. O intuito é informar, estimular sua criatividade e promover integração entre os participantes. Confira as informações das oficinas e reuniões que acontecem no dia 29/10/2011 (sábado) no Câmpus de Curitiba da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

 Oficina de Condução de grupos - Sala de Vídeo 1 - Térreo - CCBS - Bloco Verde - 8h às 10h
Oficina de Dança e teatro - Sala 02 - Térreo - CCBS - Bloco Verde - 8h às 10h
Oficina de Comportamento de adolescentes - Sala 06 - Térreo - CCBS - Bloco Verde - 8h às 10h
Oficina de Condução de grupos  - Sala de Vídeo 1 - Térreo - CCBS - Bloco Verde - 10h às 12h
Oficina de Hora do Conto - Sala de Vídeo 1 - Térreo - CCBS - Bloco Verde - 14h às 16h
Oficina de Meio Ambiente - Sala de Vídeo 1 - Térreo - CCBS - Bloco Verde - 16h às 18h

Dúvidas ou esclarecimentos entrar em contato com o Núcleo de Projetos Comunitários pelo telefone (41) 3271-1798 ou pelo e-mail projeto.comunitario@pucpr.br

terça-feira, 25 de outubro de 2011

PROJETO COMUNITÁRIO – JORNADA ARTESANAL - APAE – MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PR

Fazer Projeto Comunitário é...
... é começar o Projeto ´´meio na marra´´, ´´ porque tem que fazer´´;
... é ser recebido de braços abertos por uma instituição contente por ter você lá;
... é ser muito bem orientado pelas responsáveis pelo Projeto na PUC;
... é conhecer gente nova e uma realidade que não faz parte do nosso dia a dia;
...  é encontrar a disposição todo o material que você precisará;
... é ter alguém que lhe explique o que você deve fazer;
... é chegar no meio do projeto com uma visão bem diferente do início;
... é “estragar” temporariamente as mãos com madeira, cola, massa e tinta;
... é voltar para casa com poeira na roupa, mas com paz no coração;
... é ser esperado todos os dias por pessoas especiais que tem o poder de fazer VOCÊ se sentir especial;
... é ouvir milhares de vezes: “olha o que eu fiz” e dar atenção a isso... todas as vezes;
... é cansar o corpo, mas descansar a alma;
... é ser chamado no meio da manhã e da tarde para dar uma pausa e tomar um café e um lanchinho gostoso;
... é rir junto com as pessoinhas que sabem ver beleza onde às vezes nós não a enxergamos;
... é ver surgir uma peça de artesanato nas suas mãos;
... é ter uma experiência inesquecível;
... é tirar fotos para eternizar aquelas horas;
...  é chegar perto do final e pensar: “que bom que eu pude estar aqui!”;
... é compartilhar momentos com colegas da PUC de outros cursos que você acaba de conhecer e terminar com a impressão de que os conhece a vida inteira;
... é mais do que cumprir as horas previstas com responsabilidade e ética, é VIVER as horas com entusiasmo e doação;
... é terminar o Projeto com a certeza de que, pelo menos por alguns dias, você fez a diferença na vida de alguém.

Jesiel Edson Wall – 10º período de Engenharia de Produção
Marizete Sueli Arndt – 4º período de Enfermagem
Kaira Carla Wall – 4º período de Psicologia
Sandra Cristina Lunkes Stenzel – 4º período de Psicologia
Silvana nardello Nasihgil – 4º período de Psicologia

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Prática de Sucesso - Escola Municipal CEI Durival Britto e Silva - Oficina de Xadrez

De abril a junho de 2011 o acadêmico do curso de Direito do Câmpus de Curitiba, Douglas Kenji Mazura, realizou sua ação social do Projeto Comunitário. O acadêmico se inscreveu para realizar uma oficina de artesanato, porém não tinha habilidade para a atividade. Após conversa com a responsável institucional o acadêmico contou que tinha conhecimento e gostava de xadrez. A responsável ofereceu a oportunidade de o acadêmico ensinar os alunos da escola a jogar xadrez.
Douglas ministrou, aos sábados, oficinas de xadrez e esta atividade foi considerada uma prática de sucesso do Projeto Comunitário devido ao comprometimento do acadêmico e aceitação da oficina por parte dos alunos da escola.
Anaí da Luz, diretora da Escola Durival, afirmou que “Douglas chegava sempre com um pacotinho de bala ou pirulito (estratégia muito boa para cativar a criançada) e rapidamente a turminha ficava em volta dele. Douglas, com uma paciência oriental, ficava  4 horas seguidas ensinando xadrez para a criançada. No final da sua carga horária o acadêmico organizou um torneio de xadrez e trouxe pessoas de sua família para ajudar, achamos isso maravilhoso!  A contribuição da atividade desenvolvida pelo acadêmico vai além do que se pode ver; é algo fantástico, pois contribui para o desenvolvimento cognitivo de nossas crianças, auxilia na prevenção da violência  na escola e motiva os alunos para o trabalho em grupo e para a prática do Xadrez”.



Prática de Sucesso - Hospital Universitário Cajuru - Festa Junina Itinerante

No mês de junho de 2011, no Hospital Universitário Cajuru, um grupo de acadêmicos do Projeto Comunitário coordenado pela colaboradora do NPC, Juliana Souza, realizou a atividade Festa Junina Itinerante. Os acadêmicos foram divididos em 3 grupos e cada grupo realizou uma brincadeira diferente com os pacientes do hospital. A ideia foi realizar brincadeiras típicas de Festa Junina com alegria e descontração para os pacientes.
Bruna Parastchuk, acadêmica de Ciências Contábeis do Câmpus de São José dos Pinhais afima: “Assim como os pacientes e seus acompanhantes se divertiram eu me diverti um monte. A ala da geriatria deu um show a parte, rindo, nos mostrando que podemos ser felizes mesmo com problemas”.
Para Ana Emília, acadêmica de Psicologia: “Os pacientes se envolveram bastante com a atividade, todos pareciam gostar e ficaram animados. Com a atividade conseguimos levar momentos de distração e alegria a eles”.
Para Helena Chagas, acadêmica de Psicologia: “Foram realizadas brincadeiras com os pacientes como boca de palhaço, tomba bola e argola. Os pacientes que queriam brincar se envolveram bastante. Pôde-se perceber o quanto ficaram felizes com a atenção que foi dada a eles”.
Para André Fontana, acadêmico de Gastronomia: “Fizemos artesanalmente os brinquedos e fomos aos quartos para deixar o pessoal mais a vontade, toda brincadeira ou risada dada por eles e por nós já fazia o ambiente melhor”.
A acadêmica de Ciências Contábeis do Câmpus de Curitiba, Cintia de Avila, afima que conseguiu conhecer uma realidade diferente da dela e enxergou a dificuldade dos pacientes da hemodiálise.
Já a acadêmica Juliane Oliveira, do curso de Ciências Contábeis do Câmpus de SJP, afirma que foi ótimo ver a alegria e gratidão nos rostos das pessoas; mesmo que não tenha sido muito esforço, foi de grande valia para eles, e com isso fica-se feliz com o resultado. A atividade faz com que por alguns momentos as pessoas esqueçam os seus problemas e pensem em algo bom e feliz.
As atividades foram coordenadas pela colaboradora do Núcleo de Projetos Comunitários Juliana Souza que afirma: “A Festa Junina Itinerante movimentou o hospital. Os acadêmicos se dividiram em 3 equipes, cada equipe com uma brincadeira diferente e passaram em todos os quartos do hospital em momentos diferentes. A alegria por ter aquelas brincadeiras e atenção era algo que estava estampado no rosto de cada paciente e seus familiares. Até os funcionários do hospital entraram na brincadeira e se divertiram muito com os pacientes e os acadêmicos”.

Prática de Sucesso - Hospital Universitário Cajuru - Música no Hospital

A partir da iniciativa das acadêmicas do curso de Música da PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Roseli Aparecida Kalinoski dos Santos e a Ir. Dicleide Teodata Neis, foi realizado no Hospital Cajuru uma prática de sucesso nomeada Música no Hospital. A atividade foi realizada em maio de 2011 e foi proposta pelas próprias acadêmicas, por meio do projeto interno que dá a possibilidade aos acadêmicos proporem atividades de sua preferência.
A atividade consistiu na construção de instrumentos musicais (chocalhos) na pediatria do hospital, a partir de seringas e recipientes de soro, e após a elaboração dos instrumentos houve o acompanhamento das músicas, previamente escolhidas pelas crianças, cantadas pelas acadêmicas.
A acadêmica Roseli afirmou: “Adorei poder ver na prática que o nosso projeto funcionou e as crianças perderam o medo das seringas e do soro. Surpreendeu-me suas reações e de seus familiares. Muitos dias os pais esconderam as crianças para que pudéssemos sair e os comentários eram que queriam que ficássemos mais tempo. Foi 10!”.
A acadêmica Dicleide afirmou: “Vejo que foi muito bom a realização do projeto e o quanto de bem pode ser feito através da música tocada, ou melhor, partilhada”.
Para Juliana Souza, colaboradora do Núcleo de Projetos Comunitários a atividade desenvolvida pelas acadêmicas de música realmente fez a diferença no ambiente hospitalar. Nos dias em que elas não estavam os pacientes perguntavam por elas, pois diziam que queriam ouvir aquelas músicas tão bonitas e na pediatria as crianças se dedicavam a construir seus instrumentos musicais, ensinados por elas, e depois se divertiam tocando e cantando.





quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Brincando a Aprendendo na PUC – Especial Dia das Crianças

No dia 08/10/2011, a partir das 13h30, acontecerá no Câmpus Curitiba da PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná a ação social “Brincando e Aprendendo na PUCPR” do Projeto Comunitário.
O objetivo da atividade é propiciar a interação entre os acadêmicos da PUC de diversos cursos que se inscreveram para realizar a atividade e crianças em situação de vulnerabilidade. Ao todo serão 150 crianças entre 5 a 14 anos das instituições: Apoio da Vila Zumbi, Projeto Cata Vento da Associação de Moradores da Vila Liberdade, Casa do Pequeno Cidadão e Casa do Pia de Curitiba.
As atividades consistirão em brincadeiras e oficinas que acontecerão no Bloco Azul - CCET e Auditório John Henry Newman – Biblioteca Central, coordenadas por colaboradores do Núcleo de Projetos Comunitários e educadores das instituições participantes. A atividade encerrará às 17h30.