O que é o Projeto Comunitário?

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O Projeto Comunitário é uma disciplina caracterizada como atividade complementar que foi implantada na PUCPR em 2002 e está presente nos Câmpus de Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Toledo atuando em 35 municípios. São cerca de 3.200 inscritos semestralmente nas ações comunitárias promovidas pelo Núcleo de Projetos Comunitários em parceria com instituições que são focadas nas áreas de inclusão digital, educação, meio ambiente, cultura, saúde, esporte, desenvolvimento comunitário, geração de renda, cidadania e valores humanos. Os públicos beneficiado pelo Projeto Comunitário são: adultos, crianças, adolescentes, albergados, pacientes hospitalares, índios, comunidade de baixa renda, dependentes químicos, pessoas com transtornos mentais e pessoas com deficiência. Para obter mais informações acesse o site www.pucpr.br/projetocomunitario

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Prática de Sucesso - PUCPR - Brincando e Aprendendo na PUC especial dia das Crianças

No dia 08/10/2011, a partir das 13h30, aconteceu no Câmpus Curitiba da Pontifícia Universidade Católica do Paraná a ação social “Brincando e Aprendendo na PUC” do Projeto Comunitário.
O objetivo da atividade foi propiciar a interação entre os acadêmicos da PUC, de diversos cursos que se inscreveram para realizar a atividade, e crianças em situação de vulnerabilidade. Ao todo foram 150 crianças entre 5 e 14 anos das instituições: Apoio da Vila Zumbi, Projeto Cata Vento da Associação de Moradores da Vila Liberdade, Casa do Pequeno Cidadão e Casa do Piá de Curitiba.
As atividades consistiram em brincadeiras e oficinas que aconteceram no Bloco Azul - CCET e Auditório John Henry Newman – Biblioteca Central, coordenadas por colaboradores do Núcleo de Projetos Comunitários e educadores das instituições participantes.                         
Os acadêmicos que participaram foram: Juliana Rocha, Danielle Batista da Silva, Fabiana Emília Guedes de Oliveira, Fabiano Quintiliano, Neusa Reis, Carini de Brito, Henrique Laspere, Maria Manoela Thies, Luis Guilherme Tesser,Larissa Pavelski, Leticia Kavinski, Arayn Eunice de Almeida Domingues, Ane Elise Gonçalves, Gabriela da Silva, Majore Ribeiro, Bruno de Assis, Rayminiu Monteiro, Alini de Souza e Paulo Fontes Junior.
Após as ações sociais realizadas, os acadêmicos costumam relatar muitos aprendizados. Por ser considerada uma prática de sucesso, os acadêmicos relataram muitos sentimentos positivos em participar do Projeto Comunitário.
Para Juliana Rocha: “É uma possibilidade de crescimento pessoal. Não basta adquirir conhecimento técnico na graduação, é preciso desenvolver-se como ser humano”. Para Fabiana de Oliveira: “O Projeto Comunitário é útil para todos, tanto os que planejam e executam quanto para quem curtiu. É uma prática importante. É doação, no entanto acabamos por receber”.
O Projeto Comunitário costuma ser elogiado e apoiado por acadêmicos que fizeram a diferença nas ações sociais. Segundo a acadêmica Maria Manoela o Projeto Comunitário deveria ser adotado por todas as universidades do país e para a acadêmica Arayan o projeto é uma boa ação para o acadêmico e, principalmente, para as crianças, que ficam felizes. Para Ane Elise Gonçalves: “Com o Projeto Comunitário pude conhecer diferentes realidades sociais”.




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