No dia 08/10/2011, a partir das 13h30, aconteceu no Câmpus Curitiba da Pontifícia Universidade Católica do Paraná a ação social “Brincando e Aprendendo na PUC” do Projeto Comunitário.
O objetivo da atividade foi propiciar a interação entre os acadêmicos da PUC, de diversos cursos que se inscreveram para realizar a atividade, e crianças em situação de vulnerabilidade. Ao todo foram 150 crianças entre 5 e 14 anos das instituições: Apoio da Vila Zumbi, Projeto Cata Vento da Associação de Moradores da Vila Liberdade, Casa do Pequeno Cidadão e Casa do Piá de Curitiba.
As atividades consistiram em brincadeiras e oficinas que aconteceram no Bloco Azul - CCET e Auditório John Henry Newman – Biblioteca Central, coordenadas por colaboradores do Núcleo de Projetos Comunitários e educadores das instituições participantes.
Os acadêmicos que participaram foram: Juliana Rocha, Danielle Batista da Silva, Fabiana Emília Guedes de Oliveira, Fabiano Quintiliano, Neusa Reis, Carini de Brito, Henrique Laspere, Maria Manoela Thies, Luis Guilherme Tesser,Larissa Pavelski, Leticia Kavinski, Arayn Eunice de Almeida Domingues, Ane Elise Gonçalves, Gabriela da Silva, Majore Ribeiro, Bruno de Assis, Rayminiu Monteiro, Alini de Souza e Paulo Fontes Junior.
Após as ações sociais realizadas, os acadêmicos costumam relatar muitos aprendizados. Por ser considerada uma prática de sucesso, os acadêmicos relataram muitos sentimentos positivos em participar do Projeto Comunitário.
Para Juliana Rocha: “É uma possibilidade de crescimento pessoal. Não basta adquirir conhecimento técnico na graduação, é preciso desenvolver-se como ser humano”. Para Fabiana de Oliveira: “O Projeto Comunitário é útil para todos, tanto os que planejam e executam quanto para quem curtiu. É uma prática importante. É doação, no entanto acabamos por receber”.
O Projeto Comunitário costuma ser elogiado e apoiado por acadêmicos que fizeram a diferença nas ações sociais. Segundo a acadêmica Maria Manoela o Projeto Comunitário deveria ser adotado por todas as universidades do país e para a acadêmica Arayan o projeto é uma boa ação para o acadêmico e, principalmente, para as crianças, que ficam felizes. Para Ane Elise Gonçalves: “Com o Projeto Comunitário pude conhecer diferentes realidades sociais”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário