O que é o Projeto Comunitário?

Minha foto
O Projeto Comunitário é uma disciplina caracterizada como atividade complementar que foi implantada na PUCPR em 2002 e está presente nos Câmpus de Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Toledo atuando em 35 municípios. São cerca de 3.200 inscritos semestralmente nas ações comunitárias promovidas pelo Núcleo de Projetos Comunitários em parceria com instituições que são focadas nas áreas de inclusão digital, educação, meio ambiente, cultura, saúde, esporte, desenvolvimento comunitário, geração de renda, cidadania e valores humanos. Os públicos beneficiado pelo Projeto Comunitário são: adultos, crianças, adolescentes, albergados, pacientes hospitalares, índios, comunidade de baixa renda, dependentes químicos, pessoas com transtornos mentais e pessoas com deficiência. Para obter mais informações acesse o site www.pucpr.br/projetocomunitario

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Prática de Sucesso - Hospital Santa Casa de Misericórdia - A hora da alegria

Acontece em quase todos os finais de semana no Hospital Santa Casa de Misericórdia a ação social “A hora da alegria com serenata aos pacientes”, promovida pelo Projeto Comunitário juntamente aos acadêmicos que se inscreveram para realizá-la.
A atividade é coordenada por Dayse Almeida, colaboradora do Núcleo de Projetos Comunitários, que acompanha os acadêmicos em todos os momentos da atividade, orientando-os e ajudando-os.
A atividade consiste em grupos de acadêmicos que cantam músicas e conversam com cada paciente do hospital. Essa atividade é muito bem vista pelos acadêmicos e pelos colaboradores do hospital. A “Hora da alegria” já foi divulgada em diversos meios de comunicação como modelo de atividade e exemplo de solidariedade.
Amanda de Oliveira, acadêmica de jornalismo afirmou que a atividade a fez repensar alguns problemas na sua vida, que são pequenos comparados com os das pessoas hospitalizadas.
Vanessa Pizzol, acadêmica de administração, diz que: “É importante o Projeto Comunitário, não só para nós alunos, mas principalmente para quem espera um pouco de alegria”.
Segundo Debora Abbate, acadêmica de publicidade, o Projeto Comunitário é uma boa iniciativa para propiciar autoconhecimento aos acadêmicos, maior visibilidade aos pacientes e também fazer com que ambas as partes compartilhem um momento gostoso. A atividade realizada no hospital ajudou a quebrar barreiras, sair da rotina e conectar-se com outras pessoas por meio de gestos simples e universais de amor.
Já para a acadêmica de administração, Scheila da Rocha diz: “Foi uma experiência marcante; parece que os nossos problemas ficam pequenos diante do das pessoas que visitei, e mesmo assim encontramos muitos deles sorrindo. Poder passar um pouco de alegria e distração para essas pessoas é um presente”.
Gabriela Vicentino relatou um fato que aconteceu durante a atividade: ”Conversei com um senhor de quase 100 anos por algum tempo. Ele me deu o exemplo de vida e de amor que eu precisava ouvir para reforçar meus princípios de respeito e aproveitamento da vida enquanto temos chance”.
Segundo Amanda Golinari, acadêmica de direito: “Antes do projeto eu sabia que os hospitais eram lugares tristes. Com o Projeto Comunitário percebi que se cada um fizer um pouco, seja um sorriso, um abraço, alguém que está em situação difícil pode voltar a sorrir e ser feliz”.
Para Leonardo Barchik, acadêmico de jornalismo, a prática de sucesso realizada é: “Dar um pouco de si; é conhecer este “pouco de si” e todo o contexto da nossa vida. Aquilo que muitas vezes acabamos esquecendo de fazer, que é refletir sobre o dom da vida e sobre o dom de poder contribuir um pouco com o vizinho, independentemente de raça, credo, nome e sobrenome”.
Diante de diversos depoimentos de acadêmicos, que ficaram satisfeitos com a realização das ações sociais, é possível verificar que o Projeto Comunitário é uma boa oportunidade oferecida para cada um tirar lições de vida e repensar atitudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário