O que é o Projeto Comunitário?

Minha foto
O Projeto Comunitário é uma disciplina caracterizada como atividade complementar que foi implantada na PUCPR em 2002 e está presente nos Câmpus de Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Toledo atuando em 35 municípios. São cerca de 3.200 inscritos semestralmente nas ações comunitárias promovidas pelo Núcleo de Projetos Comunitários em parceria com instituições que são focadas nas áreas de inclusão digital, educação, meio ambiente, cultura, saúde, esporte, desenvolvimento comunitário, geração de renda, cidadania e valores humanos. Os públicos beneficiado pelo Projeto Comunitário são: adultos, crianças, adolescentes, albergados, pacientes hospitalares, índios, comunidade de baixa renda, dependentes químicos, pessoas com transtornos mentais e pessoas com deficiência. Para obter mais informações acesse o site www.pucpr.br/projetocomunitario

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Prática de Sucesso - Escola Municipal CEI Durival Britto e Silva - Oficina de Xadrez

De abril a junho de 2011 o acadêmico do curso de Direito do Câmpus de Curitiba, Douglas Kenji Mazura, realizou sua ação social do Projeto Comunitário. O acadêmico se inscreveu para realizar uma oficina de artesanato, porém não tinha habilidade para a atividade. Após conversa com a responsável institucional o acadêmico contou que tinha conhecimento e gostava de xadrez. A responsável ofereceu a oportunidade de o acadêmico ensinar os alunos da escola a jogar xadrez.
Douglas ministrou, aos sábados, oficinas de xadrez e esta atividade foi considerada uma prática de sucesso do Projeto Comunitário devido ao comprometimento do acadêmico e aceitação da oficina por parte dos alunos da escola.
Anaí da Luz, diretora da Escola Durival, afirmou que “Douglas chegava sempre com um pacotinho de bala ou pirulito (estratégia muito boa para cativar a criançada) e rapidamente a turminha ficava em volta dele. Douglas, com uma paciência oriental, ficava  4 horas seguidas ensinando xadrez para a criançada. No final da sua carga horária o acadêmico organizou um torneio de xadrez e trouxe pessoas de sua família para ajudar, achamos isso maravilhoso!  A contribuição da atividade desenvolvida pelo acadêmico vai além do que se pode ver; é algo fantástico, pois contribui para o desenvolvimento cognitivo de nossas crianças, auxilia na prevenção da violência  na escola e motiva os alunos para o trabalho em grupo e para a prática do Xadrez”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário